Nesta quinta-feira (06), o Corinthians vai à Montevideo enfrentar o Liverpool, do Uruguai, no primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores. Desde a edição de 2016, o qual venceu o Cobresal (Chile) por 1×0 fora de casa, o alvinegro paulista não vence em nenhuma estreia da Copa. Esta será a quarta tentativa de vitória na primeira rodada da principal competição da América do Sul.
Naquela edição de 2016, o Timão venceu pela última vez em uma estreia de Libertadores. O time ainda se classificou em primeiro no grupo que contava com Cobresal, Santa Fe (Colômbia) e Cerro Porteño (Paraguai), mas, posteriormente, foi eliminado nas oitavas de final para o Nacional (Uruguai).
Em 2018, o Time do Povo também disputou a Libertadores após ser campeão brasileiro do ano anterior. O Corinthians enfrentou o Millionarios (Colômbia) fora de casa e terminou no 0x0, no jogo que marcava a estreia do time naquela edição. Os paulistas até conseguiram a classificação em primeiro do grupo, mas nas oitavas, foram eliminados pelo Colo-Colo (Chile) em casa.
+Cássio sobre a Libertadores: ‘Temos que nos impor como Corinthians’
+Argentinos Juniors lidera grupo do Corinthians
Já em 2020, um vexame. O Timão se classificou para a Pré-Libertadores daquela edição, após terminar o Brasileirão do ano anterior em 8º lugar. O Corinthians enfrentou o Guarani (Paraguai) em dois jogos e, no primeiro/ na estreia, o time brasileiro perdeu de 1×0 fora de casa, o que dificultou o trabalho para resolver em casa sendo assim, posteriormente, eliminado, mesmo vencendo por 2×1 mas perdendo nos gols fora de casa.
Por fim, na edição passada, o Timão infelizmente começou de uma forma bem desagradável. Após terminar a edição do Brasileirão de 2021 em 5º lugar, o alvinegro foi direto para a fase de grupos. Na estreia enfrentou o Always Ready (Bolívia), fora de casa, na altitude boliviana. O time jogou muito mal e acabou perdendo por 2×0 em outro resultado muito negativo para o clube. Mesmo com a derrota, o Corinthians se classificou em segundo do grupo. Passou do Boca Juniors (Argentina) nas oitavas de final, mas perdeu para o Flamengo nas quartas.
Para ajudar a quebrar esse mal retrospecto, o alvinegro da capital paulista nunca perdeu para um time uruguaio na Libertadores. São sete vitórias e três empates, somando 80% de aproveitamento contra os times do Uruguai. O Timão ainda conta com o Argentinos Juniors (Argentina) e Independiente del Valle (Equador) no seu grupo nesta edição da competição.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece com o Timão? Mais informações sobre o Corinthians, você encontra no Esporte News Mundo, através do Twitter, Facebook e Instagram.