Cruzeiro

Desde estreia na Série B, Cruzeiro tem média de um técnico a cada dois meses; confira os números

Fotos: Marco Ferraz, Bruno Haddad e Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, nessa terça-feira (3), o novo técnico cruzeirense para a temporada de 2021. Com missão difícil de tirar a Raposa da zona de rebaixamento e fazê-la alcançar o tão sonhado acesso à elite nacional, Vanderlei Luxemburgo se tornou o sétimo comandante celeste desde a queda inédita à Série B do Campeonato Brasileiro. E Luxa, como é conhecido, é também o sexto que tenta conduzir a equipe mineira de volta à Série A

Isso porque desde que o Cruzeiro fez a sua estreia na segunda divisão nacional em agosto do ano passado, mais precisamente no dia 8, um ano já se passou e seis técnicos já assumiram o comando azul. Um treinador para cada dois meses, em média.  

O primeiro da lista foi Enderson Moreira, que assumiu o Cruzeiro em março de 2020. Ele comandou a Raposa em 12 partidas, sendo oito delas pela Série B. Nos duelos pela segunda divisão nacional em que o time mineiro esteve sob suas rédeas, foram três vitórias, três derrotas e dois empates. Em setembro, o treinador foi demitido, deixando sua vaga para Ney Franco, um velho conhecido da torcida cruzeirense. 

Veja também: Em ‘TBT’, Henrique aparece nas redes sociais para relembrar conquistas pelo Cruzeiro: ‘Quando éramos felizes’

Apesar de conhecido e “da casa”, Ney Franco ficou pouco tempo a frente do clube. Ele comandou o Cruzeiro em apenas sete partidas – duas vitórias, quatro derrotas e um empate. Ney foi demitido em outubro. Célio Lúcio, auxiliar que não entra nessa lista, assumiu o comando por uma partida até a chegada do experiente e também velho conhecido da torcida do Cruzeiro, Felipão. Ele, entre todos os nomes, foi o que ficou mais tempo a frente do clube. 

Essa sua segunda passagem teve início em outubro de 2020 e chegou ao fim somente em janeiro deste ano. Após garantir que o Cruzeiro não cairia à terceira divisão, Felipão pediu demissão faltando apenas um jogo para o fim da Série B de 2020, o qual também foi comandado por Célio Lúcio. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, foram 21 jogos, sendo nove vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 55,56%. 

Neste ano, foram mais três novos técnicos, contando com o mais recente, Vanderlei Luxemburgo. Mas, antes disso, Felipe Conceição assumiu o Cruzeiro ainda na pré-temporada e, além do início da Série B, esteve à frente da equipe mineira na disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro. Foram, ao todo, 19 partidas, com oito vitórias, oito derrotas e três empates. Pela Série B, foram apenas dois jogos e duas derrotas.

Com sua demissão, Mozart assumiu o cargo. E, com ele, o Cruzeiro alcançou apenas duas vitórias em toda a sua curta passagem de 13 partidas.  Além disso, o Cruzeiro, de Mozart, empatou sete vezes e perdeu outras quatro, chegando a uma série de nove partidas sem vencer até pedir o ”boné”. Foi então que Luxa assumiu o Cruzeiro e se tornou mais um comandante celeste em busca de melhorar o rendimento do time desde o início da maior e mais série crise desportiva e financeira de toda a sua história centenária. 

O Cruzeiro anunciou Vanderlei Luxemburgo em suas redes sociais relembrando suas passagens pelo clube, uma delas vitoriosa e bem coroada

Vanderlei Luxemburgo, que chega à Belo Horizonte nesta quinta-feira (5), terá a chance de dar início ao seu trabalho em busca de alcançar o que nenhum dos outros conseguiu já no sábado (7), diante do Brusque, às 11h, no Estádio Augusto Bauer. Todas as emoções da partida você poderá acompanhar, em tempo real, no Esporte News Mundo

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo