O Palmeiras viveu uma das semanas mais turbulentas de sua história recente, perdendo dois títulos e um clássico, dentro de casa. O time como um todo está sendo questionado pela torcida como nunca havia acontecido, desde a chegada do português Abel Ferreira, para o comando. E justo neste momento conturbado, o clube, se quiser conquistar seus objetivos, terá de passar por um teste de fogo: a disputa de 17 partidas em um intervalo de apenas 40 dias (confira a tabela completa ao final da reportagem).
Após a derrota para o São Paulo nesta sexta-feira (16), em pleno Allianz Parque, o grupo terá somente o sábado para descansar, porque neste domingo (18), já tem mais um compromisso pelo Paulistão. Depois, ainda tem viagem para o Peru e confronto de Libertadores na quarta-feira. Dois dias se passam, e haverá duelo contra o Guarani, em Campinas.
Para resumir, o Verdão sempre fará dois jogos nos meios de semana, sendo um pela competição continental e outro pelo estadual. Além disso, no final de semana haverá sempre outro duelo do Paulista. E assim será, pelo menos até o dia 27 de maio, data da última rodada da competição organizada pela Conmebol. A média é de, aproximadamente, uma partida a cada dois dias nesse período.
Tudo isso ocorrerá, obviamente, caso a equipe chegue novamente à decisão do Campeonato Paulista. Em caso de eliminação anterior, seja nas Quartas-de-final ou Semifinal, o time passará a ter “somente” os jogos da Libertadores, reduzindo a maratona. Mas, com certeza, não é isso que a torcida e o clube desejam.
Lembrando que, logo após o dia 27 de maio, já começa o Brasileirão, aí num ritmo mais normal, com um intervalo entre as rodadas de pelo menos 72 horas. A Libertadores da América é interrompida e só volta em Julho, após a realização da Copa América na Argentina e Colômbia.
Neste caso, apesar do fôlego que o elenco ganhará, jogadores serão convocados para suas respectivas seleções e virarão desfalques por muitas rodadas. No plantel alviverde, pelo menos três atletas tem vaga praticamente assegurada na competição: Gustavo Gómez (Paraguai), Matías Viña (Uruguai) e Weverton (Brasil).
Com a perda dos títulos da Recopa Sul-americana e da Supercopa do Brasil, a pressão por bons resultados no Palmeiras cresceu. Agora, todos os ajustes que necessitarem ser feitos no time, praticamente, terão de ser na base do diálogo, pois só haverá tempo suficiente para a recuperação física e mental dos jogadores. Um duro desafio que Abel Ferreira e sua comissão técnica terão de enfrentar, se quiserem, pelo menos, ficar com o bicampeonato estadual e garantir a classificação para o mata-mata da Libertadores.
Confira toda a tabela de jogos do Palmeiras a partir deste domingo (18):
Botafogo-SP x Palmeiras – Domingo – 18 de abril
Universitario (PER) x Palmeiras – Quarta-feira – 21 de abril
Guarani x Palmeiras – Sexta-feira – 23 de abril
Palmeiras x Mirassol – Domingo – 25 de abril
Palmeiras x Independente Del Valle – Terça-feira – 27 de abril
Palmeiras x Internacional de Limeira – Quinta-feira – 29 de abril
Santo André x Palmeiras – Domingo – 2 de maio
Defensa y Justicia (ARG) x Palmeiras – Terça-feira- 4 de maio
Palmeiras x Santos – Quinta-feira – 6 de maio
Ponte Preta x Palmeiras- Domingo – 9 de maio –
Independente Del Valle (EQU) x Palmeiras – Terça-feira – 11 de maio
Quartas-de-final Paulistão (jogo único) * – 13 ou 14 de maio
Semifinal Paulistão (jogo único) * – 15 ou 16 de maio
Palmeiras x Defensa y Justicia (ARG) – Terça-feira 18 de maio
Final Paulistão (ida) * – 20 ou 21 de maio
Final Paulistão (Volta) * – 23 de maio
Palmeiras x Universitario (PER) – 27 de maio
Início do Brasileirão 2021, contra o Flamengo – 29 e 30 de maio
Ufa…
*caso avance de fase no Paulistão
Leia também:
+Mesmo com nova derrota, Abel afirma: “Gostei do comportamento geral da equipe”
+Lucas Lima está próximo de deixar Palmeiras e ir jogar em time dos Estados Unidos
Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.