Automobilismo

Hamilton brilha e Leclerc surpreende no Treino Classificatório do GP de Portugal, em Portimão

(Photo by Jose Sena Goulao - Pool/Getty Images)

Novamente com a presença de público, os fãs de F1 viram novamente mais uma dobradinha da Mercedes, pela 10ª vez na temporada. O hexacampeão mundial, Lewis Hamilton, sofreu um pouco nos Treinos Livres, mas mesmo assim anotou um incrível 1:16:652s e vai largar na ponta pela 9ª vez no ano. O piloto inglês ficou assim, ainda mais perto de superar o recorde de 91 vitórias de Michael Schumacher, que ele igualou na Alemanha. Valtteri Bottas, ficou apenas 0,102s atrás e conseguiu o 2º melhor tempo da qualificação. Max Verstappen, da Red Bull Racing completa o top 3.

A Fórmula 1 esteve pela primeira vez em Portimão, para o Grande Prêmio de Portugal, após 24 anos sem corridas no país. O Treino Classificatório da manhã deste sábado (24) atrasou 30 minutos para ter seu início. O motivo foi que, no final do último Treino Livre, também neste sábado, mais cedo, o carro de Sebastian Vettel, da Ferrari, levantou uma parte da pista, que teve que ser consertada, para não ter risco aos pilotos.

Q1: Quase tudo normal na F1

Apesar da baixa aderência da pista, como alegado pelos pilotos nos Treinos Livres desta sexta-feira (23), nenhum corredor chegou a rodar nesta sessão da qualificação, conforme aconteceu diversas vezes na sexta. Algo que chamou a atenção neste primeiro período, foi a pequena diferença de tempo entre os carros, o que ainda não havia ocorrido este ano na Fórmula 1. Isso se deu pelo fato de ser um circuito “desconhecido” pelas equipes. Para se ter noção, apenas a partir do 13º (Daniil Kvyat), a diferença para o 1º (Lewis Hamilton) foi superior à 1s.

Como de costume, George Russell, da Williams passou mais uma vez para o Q2, esta já é a 7ª vez, em 12 treinos no ano. Os eliminados foram: Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo; Romain Grosjean e Kevin Magnussen, da Haas; além do companheiro de Russell na Williams, Nicholas Latifi.

Q2: Renault e Ferrari decepcionam

Após um bom final de semana, com um pódio inesperado na F1, de Daniel Ricciardo no GP de Eifel, desta vez, a escuderia francesa não acertou o carro em Portimão. O australiano passou apenas em 10º nesta sessão, e ainda acabou rodando em sua última volta rápida. Seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, amargou a 11ª colocação.

E como vem sendo de costume na Fórmula 1, Vettel ficou de fora do Q1 pela 9ª vez este ano. E, apesar de ter imprimido um bom ritmo nos Treinos Livres, Charles Leclerc, também da Ferrari, conseguiu só o 8º melhor tempo.

Os demais eliminados foram: Lance Stroll, da Racing Point; Kvyat, da Alpha Tauri; e Russell, da Williams. Destaques para Stroll, que ficou de fora da última corrida pois testou positivo para a Covid-19, mas não conseguiu um bom tempo neste sábado. E também Russell, que vai largar na frente de Vettel.

Q3: Na última volta!

Com o cronômetro zerado, Hamilton conseguiu uma volta brilhante e anotou a 97ª Pole Position da carreira. Com isso, ele superou o seu companheiro de equipe, Bottas, que também conseguiu um ótimo tempo na sessão.

Por conta do incidente no Q2, a Renault não conseguiu consertar o carro de Ricciardo a tempo de ir para a pista e, por conta disso, o australiano ficou em 10º. No entando, houve uma grata surpresa na sessão, Leclerc conseguiu um excelente 4º lugar, mesmo com uma Ferrari deixando à desejar.

CONFIRA O GRID DE LARGADA DA F1

Divulgação/ Twitter Oficial F1

A largada do Grande Prêmio de Portugal, em Portimão será neste domingo (25), às 10:10 (horário oficial de Brasília).

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo