O dia 9 de dezembro de 2021 jamais sairá da memória dos americanos. Foi nessa data, diante de 9 mil torcedores aflitos, que o América-MG bateu o São Paulo por 2 a 0 e garantiu sua primeira participação em Copa Libertadores.
Após o jogo, o gramado do Independência foi tomado por muita festa, entre jogadores, dirigentes e funcionários. Todos juntos, numa só vibração, a de celebrar a história sendo escrita e feita por eles. Através de seu canal no Youtube, o América-MG transmitiu as comemorações pela ida à Libertadores.
Em sinergia com a torcida, os atletas, como o Juninho, puxaram cantos empolgados e emocionados como forma de festejar a grande conquista.
No vestiário, a vítima foi Marquinhos Santos. Antes de conceder entrevista coletiva à imprensa, o treinador foi atacado pelos jogadores, com o famoso banho de gelo e água. A cômica cena transpareceu o bom ambiente do América-MG, além de reforçar o tamanho da festa.
No entanto, nem só de felicidades a comemoração americana foi marcada. De saída do clube verde e preto, Marcelo Toscano, Eduardo Bauermann e Ademir se despediram. O meia de 36, que entrou no segundo tempo diante do São Paulo, revelou tristeza ao finalizar seu ciclo pelo Coelho.
Com muita festa, o América-MG finalizou sua participação no Campeonato Brasileiro de forma histórica e inédita.
.