Fluminense

Fred se emociona em último jogo e despista sobre futuro: “Não defini nada, mas vou estar aqui para qualquer coisa”

FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Em dia de despedida de Fred, o Fluminense venceu o Ceará por 2×1, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na entrevista após o jogo, a primeira como ex-jogador, Fred tentou segurar a emoção diante de diversos relatos, cantos da torcida e se declarou ao clube.

– Prometi que não iria chorar, porque já chorei demais no último sábado. Tenho que conseguir expressar um pouco da gratidão que eu tenho pelo que esse clube fez por mim, que essa torcida fez por mim. Tenho certeza que é o clube mais humano que eu já conheci em toda a minha vida – falou.

Fred aproveitou também para se declarar e disse que a camisa do Fluminense estará tatuada para sempre em seu peito.

– A gente valoriza muito as vitórias, o sucesso, os gols, títulos. Mas, no Fluminense , o que mais me marcou foram os momentos em que eles me ajudaram, quando eu queria desistir. Nos momentos de medo, de fraqueza. Quero agradecer do fundo do meu coração a todos os tricolores. Vou aposentar com essa camisa, mas ela estará sempre tatuada no meu peito – disse.

O dia foi recheado de homenagens para o camisa 9, que recebeu diversos vídeos de agradecimento de torcedores e ainda citou uma dívida eterna com a torcida tricolor.

– O que é mais bacana é quando saio na rua. Gente de 8 a 80 anos. Eu vejo crianças, pais, idosos com carinho louco por mim. Não esperava isso tudo, de verdade. Acho que não sou merecedor disso tudo, porque se a gente for analisar o que eles fizeram por mim é impagável, é uma dívida eterna. Brincam que o Fred é eterno, mas a minha dívida com eles é eterna. Só quero agradecer todo mundo que trabalhou comigo, funcionários, jogadores, técnicos, aos adversários, os clubes.

+ Atuações ENM: Na despedida de Fred, Cano marca mais um e time vai bem; veja as notas

Perguntado sobre o que virá a seguir, Fred não deu muitas pistas. Disse que irá viajar com a família para curtir sua aposentadoria e deixou em aberto um possível retorno ao clube.

– Meu próximo passo é viajar com a família. Não sei se vou conseguir ir no jogo do Cruzeiro. O Fernando (Diniz) pediu. Não defini nada, mas vou estar aqui para qualquer coisa. Eu não mereço e amo vocês.

Na cerimônia feita em sua homenagem, discursou para todos presentes no Maracanã, onde agradeceu o presidente Mário Bittencourt por o ter trazido de volta e a torcida por não desacreditar nele, mesmo em tempos difíceis. Além do mais, aproveitou para abrir seu coração e demonstrar sua gratidão por tudo.

– As dificuldades lapidam nós, seres humanos. Nos torna mais prontos, mais simples, mais humanos, mais gratos. O sentimento é esse, de gratidão eterna por tudo que aconteceu, tudo que Deus me deu.

Ainda deu tempo de voltar a dizer que estará nas arquibancadas do Maracanã torcendo pelo Fluminense, juntamente com seu filho João Pedro.

– Claro, vou estar em todos os jogos do Fluzão, eu e meu filho. Só esperar passar um pouco isso ai, para poder estar ali com o João Pedro, subindo a rampa, cantando. Prometi sempre ao Marcão, tá combinado já, nós vamos curtir juntos esse momento de arquibancada, que é mágico também.

– Tenho certeza que esse time será campeão esse ano. Não falo pelo o que estamos jogando. Mas pelo o tanto que vocês trabalham, guerreiros. Fernando, obrigado por tudo que você está fazendo, todos os jogadores – finalizou

+ Ídolo do Fluminense, Fred encerra carreira com festa da torcida e homenagem

Já na coletiva, ‘Dom Fredon’ foi perguntado se um dia gostaria de ser treinador ou presidente do Fluminense para continuar essa história entre ele e o clube.

– O sonho que eu tenho é de estar aqui de alguma forma. Eu falo isso desde 2010. O que vai aconteceu eu não sei, a única coisa que eu não vou abrir mão. é de tentar adquirir o máximo de conhecimento possível. Fiz o curso de gestão, vou fazer o de treinador em agosto e todos os cursos possíveis eu vou procurar me preparar. Eu gostaria de estar aqui no Fluminense não só pela história como jogador, mas eu gostaria de estar aqui para fazer alguma coisa e ser útil de alguma forma.

Ao longo do dia, Fred recebeu diversas homenagens de companheiros, ex companheiros, jogadores adversários e até de rivais. Ele admitiu que recebeu tudo isso com uma mistura de sentimentos.

– Foi um mix de sentimentos. Me senti tão bobo pelas brigas desnecessárias, pelos erros que eu cometi com meus companheiros de trabalho, com meus treinadores, com alguns da imprensa, mas tudo isso era pra defender o Fluminense. Eu acho que o futebol é uma competição muito grande, as vezes até desleal, e, pela vida que eu tive, o futebol foi mais que uma guerra, sempre gostei de lutar por cada espaço, por cada bola, cada dividida, então cometi alguns erros com todos vocês, e chegar hoje, nesse último dia, receber homenagem de adversários, foi um mix de gratidão, de vergonha também pelos erros, mas me mostrou realmente o que significa o futebol para todos nós.

O Fluminense volta aos gramados na terça-feira, (12), contra o Cruzeiro, às 21h, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O tricolor tem a vantagem por ter vencido o clube mineiro por 2×1 na ida.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo