Não passa da tarde deste sábado (22). O vencedor do Campeonato Pernambucano 2023 será conhecido a partir das 16h30 com o segundo duelo entre Sport x Retrô, a ser disputado no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro, no Recife/PE. No primeiro confronto, triunfo rubro-negro por 2 a 1 há uma semana, em jogo realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata/PE. Com isso, basta ao clube da Praça da Bandeira qualquer empate para conquistar o 43º título estadual de sua história. A Fênix precisa obrigatoriamente vencer: por um gol, disputa nos pênaltis; por dois ou mais, a primeira taça.
Além do Retrô, o Sport tem mais um adversário a enfrentar: o desgaste físico dos atletas. Com viagens e disputa de jogos decisivos contra o Coritiba na terceira fase da Copa do Brasil e o Ceará na decisão da Copa do Nordeste, o time rubro-negro vai estrear na Série B do Campeonato Brasileiro apenas na terceira rodada por conta da final do Pernambucano. Jogos intensos, de alto nível e de competições consideradas fundamentais no planejamento do ano. É perceptível o quanto os jogadores estão no limite físico e mental, mas o calendário pede máxima concentração.
O técnico Enderson Moreira tem o time na mão e pode manter a equipe que foi derrotada pelo Ceará na última quarta-feira (19) ou realizar modificações pontuais. Nas laterais, Eduardo e Igor Cariús podem ser substituídos por Ewerthon e Felipinho, respectivamente. No meio-campo, Pedro Martins tem entrado bem e pode ser surpresa, enquanto Edinho e Facundo Labandeira seguem na disputa por uma vaga na ponta direita. O Leão da Praça da Bandeira pode ser escalado com Renan; Eduardo ou Ewerthon, Sabino, Rafael Thyere e Igor Cariús ou Felipinho; Fabinho, Ronaldo Henrique ou Pedro Martins e Jorginho; Edinho ou Facundo Labandeira, Vagner Love e Luciano Juba.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
O Retrô encontra-se numa situação complicada não apenas pela derrota nos primeiros 90 minutos, mas por saber que, mesmo com os atletas do Sport num condicionamento físico desgastado, não será fácil jogar na Ilha do Retiro. O primeiro duelo mostrou que a qualidade técnica das principais estrelas rubro-negras, Luciano Juba e Vagner Love, foram determinantes para o resultado. Ainda assim, a equipe acredita no potencial do grupo para surpreender e confia que, da mesma forma que os rubro-negros venceram na Arena de Pernambuco, a Fênix pode aprontar, ganhar na Ilha e conquistar o primeiro título de sua história. Sem mudanças, o técnico Dico Woolley deve usar na formação inicial Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Jonas, Ratinho e Radsley; Fernandinho, Giva e Gustavo Ermel.