Futebol americano

Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles se enfrentam no Super Bowl em confronto que promete ser equilibrado

Reprodução NFL

Finalmente chegou o Super Bowl e com ele o final da temporada 2022 da National Football League. Sem surpresas, dois dos melhores times da NFL conseguiram chegar até o jogo que vale o título. O Philadelphia Eagles sobrou na Conferência Nacional e era apontado como favorito após a evolução do quarterback Jalen Hurts. Pelo lado da Conferência Americana, o quarterback Patrick Mahomes levou o Kansas City Chiefs para mais uma final (3ª em 5 anos) e só confirmou as previsões do início da temporada.

Neste domingo (12), os dois times se enfrentam em Phoenix, no State Farm Stadium, em busca do troféu Vince Lombardi. Ambos estão indo para o Super Bowl com o mesmo recorde (16-3) e com a mesma quantidade de pontos marcados (456). Tamanho equilíbrio é esperado no jogo de mais tarde, mas se engana quem pensa que as equipes jogam do mesmo jeito.

O Kansas City Chiefs é conhecido por um jogo aéreo poderoso, tanto que é somente o 20º em jardas corridas na temporada, enquanto é o primeiro com a bola no ar, com mais de 400 jardas de vantagem para o segundo colocado. A força desse ataque vem de Patrick Mahomes, que venceu o MVP na temporada, e seu fiel companheiro, o tight end Travis Kelce.

Travis Kelce comemorando jogada (Crédito: Kansas City Chiefs)

No começo da temporada, o time perdeu o recebedor Tyreek Hill, o que causou dúvidas nas análises inicias, porém, Mahomes dividiu a bola entre os novos recebedores (Juju Smith-Schuster, Marques Valdes-Scantling e Kadarius Toney) e todos tiveram seus momentos durante a temporada. As corridas também evoluíram durante o tempo e os corredores Isaiah Pacheco e Jerick Mckinnon viraram boas armas.

A única preocupação do time agora é com a situação do quarterback que sofreu uma lesão no tornozelo contra o Jacksonvile Jaguars, mas o técnico Andy Reid disse que ele está indo bem.

Se o ataque do Kansas é conhecido pela força aérea, o do Philadelphia Eagles é mais equilibrado, mas muito perigoso no jogo corrido. Eles são o 5º time correndo com a bola e o 8º passando a bola. A dupla ameça que o corredor Miles Sanders e o quarterback Jalen Hurts representa correndo assustou e machucou muitas defesas até aqui. Tanto que o corredor é o quinto jogador com mais jardas pelo chão na NFL.

Corredores Miles Sanders e Boston Gainwell (Crédito: Philadelphia Eagles)

Só que os Eagles não se resumem a isso, o ataque aéreo foi fortalecido na última pré-temporada com a chegada dos recebedores A.J Brown, através de troca, Devonta Smith, no Draft de 2021 e a evolução como passador de Jalen Hurts. Ele começou a temporada com desconfiança, mas foi bem durante a temporada e conseguiu levar o time até o Super Bowl.

E pelo lado defensivo da bola, quem são os jogadores a fazer diferença?

Principalmente a linha defensiva dos dois times estão fazendo estragos contra os quarterbacks adversários. Por parte de Philadelphia, Haason Reddick, Josh Sweat, Brandon Graham, Javon Hargrave e Fletcher Cox são jogadores que sempre estão chegando e incomodando os passadores dos outros times. Do Kansas, Chris Jones e Frank Clark estão fazendo a diferença, tanto que o Clark é o terceiro na história com mais sacks na pós-temporada com 13. O calouro George Karlaftis também está contribuindo bem para o time.

Frank Clark (55) comemora um sack com Trent Mcduffie (21) (Crédito: Kansas City Chiefs)

A secundária dos Eagles fez sucesso essa temporada também, o time foi o que menos cedeu jardas aéreas e tem o safety CJ Gardner-Johnson como um dos jogadores que mais interceptou passes na temporada, com 6. Outros nomes importantes da unidades são os cornerbacks Darius Slay e James Bradberry.

Defesa dos Eagles (Crédito: Philadelphia Eagles)

Apresentado os principais jogadores dos times, o que fazer para desequilibrar o jogo?

O Kansas City Chiefs, para ter vantagem no jogo, precisa parar o jogo corrido dos Eagles para não precisar colocar muitos jogadores próximo a linha de scrimmage e deixar o fundo do campo desprotegido. No ataque, o ideal é evitar lançar a bola na direção dos cornerbacks, usando o meio campo, especialmente com o Travis Kelce.

Já os Eagles necessitam pressionar o Patrick Mahomes com quatro jogadores e evitar chamar blitz (mais de quatro jogadores indo atrás do quarterback adversário) e tentar tirar o Travis Kelce do jogo com marcações especiais. Pelo ataque, conseguir mover a bola de difrentes maneiras para não dar tempo da linha defensiva do Kansas agir. Passes rápidos para A.J Brown e longos para o DeVonta Smith deve ajudar a aliviar a pressão nos corredores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo