Cruzeiro

Matheus Pereira e Alan Ruschel brigarão por vaga na lateral do Cruzeiro; veja a comparação números dos atletas na última Série B

Matheus Pereira e Alan Ruschel brigarão por vaga na lateral do Cruzeiro
Fotos: Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro tem se reforçado para a disputa da temporada 2021 e apesar de ainda ser cedo para saber quais jogadores serão titulares ou terão papel de maior relevância no ano, uma boa briga por posição se desenha no elenco celeste: a pela titularidade na lateral-esquerda, entre Matheus Pereira e Alan Ruschel.

Ambos os jogadores, apesar de serem laterais que gostam de apoiar o ataque e tem segurança defensiva, são quase opostos num quesito: e experiência. Matheus Pereira é muito jovem e tem apenas 20 anos. Mas apesar da pouca idade, o jogador entrou no time do Cruzeiro na “fogueira” na última temporada e deu sobrevida ao setor, um dos grandes problemas do clube em 2020.

Já Alan Ruschel é bastante experiente, tendo 31 anos e passagens por diversos clubes brasileiros. Além disso, já disputou a Série A do Brasileirão por diversas ocasiões e também torneios internacionais.

Para efeito de comparação, compilamos abaixo alguns números de ambos os laterais na última Série B, compilados pelo site especializado SofaScore. Confira:

Números de Matheus Pereira e Alan Ruschel

Alan Ruschel foi o 12º jogador da Série B com a maior nota média dada pelo SofaScore o segundo melhor lateral-esquerdo da competição no quesito, com 7.19. Matheus Pereira, por sua vez, teve avaliação média de 6.92.

Ambos tiveram número de partidas parecido na competição. Matheus jogou em 25 confrontos, iniciando como titular em 22 deles. Alan, por sua vez, disputou 27 jogos, começando todos eles. O jovem teve média de 80 minutos por partida, enquanto o experiente teve 86 minutos por jogo. Além disso, Ruschel foi eleito em três ocasiões para o “Time da Semana” da Série B 2020. Pereira não apareceu em nenhuma seleção.

Ofensivamente

Ambos os jogadores criaram, diretamente, dois gols durante a Série B. Matheus Pereira fez um gol e deu uma assistência, enquanto Alan Ruschel deu duas assistências. Nas finalizações, Matheus teve média de 0.7 por partida, sem nenhuma grande chance perdia, e Alan de 0.6, com uma grande chance perdida.

Matheus teve média de 0.6 dribles bem sucedidos por jogo, acertando 61% dos que tentou, contra 0.4 de Alan, que acertava em média 50% dos que tentava.

Matheus Pereira e Alan Ruschel brigarão por vaga na lateral do Cruzeiro
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Com a bola nos pés

Ambos os jogadores também tiveram número médio de toques na bola parecido durante a Série B. Enquanto Matheus Pereira teve 65.5 de média, Alan Ruschel teve 67.2. O primeiro citado não criou nenhuma grande chance durante a competição e o segundo criou três.

Quando o assunto é a porcentagem de acerto dos passes, Matheus Pereira e Alan Ruschel tiveram 80%, com o primeiro distribuindo 33.6 passes certos por jogo e o segundo 35.3. Destes passes, 0.8 de Matheus são considerados passes chave, contra 1.1 de Ruschel.

A média de acerto de cruzamentos certos de Matheus Pereira por jogo na Série B foi de 0.4 por jogo, 13% dos que tenta. Alan Ruschel também teve números melhores no quesito, 0.8 por jogo, 39% dos que tento.

Defensivamente

Matheus Pereira teve média de 1.6 interceptações e 1.2 desermes por jogo na Série B, contra 1.8 e 2.1, respectivamente, de Alan Ruschel. Ambos ganhavam a posse de bola no último terço do campo 0.3 vezes por jogo. Os dois jogadores tiveram média de 0.6 dribles sofridos por jogo. Nos cortes, Matheus Pereira ficou à frente, um por partida, contra 0.9 de Alan.

O jovem lateral do Cruzeiro não cometeu nenhum erro que resultou em finalização adversária ou gol em toda a Série B 2020, enquanto Ruschel teve uma falha que acabou se tornando um chute adversário.

Em disputas de bola, Alan Ruschel teve mais sucesso, com 6.7 ganhas por partida, o que representa 63% das que trava, contra 4.7 de Matheus, 55% dos que trava por jogo.

Bastante atuantes por jogo, Matheus Pereira e Alan Ruschel tiveram, respectivamente, média de 14.9 e 13.7 bolas perdidas a cada confronto. O primeiro finalizou a Série B 2020 com seis cartões amarelos recebidos, contra sete do segundo.

Matheus Pereira e Alan Ruschel brigarão por vaga na lateral do Cruzeiro
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Análise

Como pudemos ver, os números dos jogadores são bem parecidos, com Alan Ruschel levando a melhor em mais quesitos, mas sem uma ampla dominância. Isso mostra o bom trabalho realizado por Matheus Pereira, visto que foi sua primeira temporada como profissional, entrando no time apenas na Série B.

O jovem lateral-esquerdo conseguiu disputar de igual para igual com um atleta onze anos mais novo e que esteve num time mais encaixado, a Chapecoense, terminando, inclusive, como campeão da competição. Apesar de Alan Ruschel parecer ter saído na frente, ao ser titular no jogo-treino contra o Bolívar, a disputa promete.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo