Geral

Minas e Praia disputam mais um título da Superliga; veja como equipes chegam ao confronto

Divulgação/Cristiano Andujar

Os times mineiros são novamente protagonistas na final da Superliga feminina de vôlei. Logo mais, às 21 horas desta sexta-feira, (22), Praia Clube e Itambé Minas vão fazer o ginásio Nilson Nelson, em Brasília, ferver com o primeiro jogo decisivo da competição. A partida será transmitida no SporTV2 e acompanhada lance a lance pelo Esporte News.

Um detalhe curioso gira em torno do confronto: essa é a quarta vez só nessa temporada que as equipes se encontram em uma decisão. Em todas essas partidas decisivas, Campeonato Mineiro, Supercopa e Sul-Americano, foi o Praia quem levou a melhor.

Para ir além, o time de Uberlândia ganhou não apenas esses mais todos os jogos que fez contra o rival na Superliga. No entanto, a temporada “dourada” do Praia Clube não significa que o time vá entrar em quadra com um cenário favorável nesta noite.

Isso porque o aurinegro, que disputa a final desde quando foi campeão em 2017/18, perdeu o título para o Minas nas temporadas 2018/19 e 2020/21. Além disso, das cinco partidas entre os clubes dessa temporada pelo menos quatro foram resolvidas no tie break, em jogos dignos do tamanho e do talento que as duas equipes possuem.

A disputa que acontece hoje pode ser o começo de uma “redenção” para o Minas, que entra em quadra movido pelo desejo de defender o título. No entanto, também pode ser uma “reviravolta” para o Praia, que há duas temporadas vê o rival levar a melhor na final e chega com ânsia de coroar o caminho dourado que têm feito até aqui.

Preparação das equipes e desfalques

Há uma espécie de consenso no vôlei de que a fase de funil da Superliga é como se fosse outro torneio. Isso porque os times chegam na etapa mais preparados e entrosados do que estavam no início. Em entrevista ao Globo Esporte, a levantadora do Praia Clube, Claudinha, mostrou que mantém esse mesmo pensamento.

“É legal pensar que fomos nós que ganhamos esses jogos delas, mas agora zera tudo. Acredito que elas chegam igual a gente, muito fortes”, comentou a atleta, quando indagada sobre as partidas já ganhas pelo clube sobre o rival nesta temporada.

As duas equipes já se encontram em Brasília e realizaram os primeiros treinamentos. No Instagram, o time de Belo Horizonte publicou um registro do treino, com a imagem das atletas juntas e a legenda: “Primeiro treino do dia finalizado com sucesso! A preparação do Itambé/Minas segue a todo vapor na capital federal”.

Veja a publicação clicando aqui.

Uma das jogadoras ausente na foto, a norte-americana Dani Cuttino, é também ausência no time. Isso porque a oposta lesionou parcialmente um ligamento do polegar da mão esquerda enquanto treinava com a equipe, há pouco mais de uma semana, e precisou voltar para os Estados Unidos. A jovem Kisy Nascimento é quem ocupa seu lugar.

Do lado do Praia Clube, não há desfalques. No Instagram oficial o clube publicou diversas imagens mostrando o treinamento das atletas e destacou que o time segue com foco e preparação para a decisão de logo mais.

Bom momento de jogadoras deve esquentar partida

Embora tenha peso, o desfalque de Dani Cuttino a beira das semifinais não deixou o Minas mais fragilizado durante os jogos. O motivo disso se chama Kisy, que tem assumido o lugar da oposta com autoridade e brilhado.

Além dela, Neriman Özsoy também vive um brilhante momento. Depois de passar por períodos difíceis, como uma internação em decorrência da Covid-19, ela se encontra em sua melhor fase no torneio e atuou de forma quase impecável contra o Sesi Vôlei Bauru.

Carol Gattaz é outra jogadora que está “em alta”. A central tinha jogado abaixo em algumas partidas da Superliga mas nas últimas que realizou foi decisiva e importante para a vitória do clube. Ao todo, com Thaisa, Leia, Macris e demais jogadoras o time se encontra mais alinhado, decisivo, e em um momento mais favorável ao inicial.

Já do lado de Uberlândia, uma jogadora “coringa” tem sido estrela destaque no clube: Tainara. A jovem não é do time titular, mas durante os três jogos das semifinais entrou como oposta e como ponteira, assumindo os lugares respectivamente de Brayelin Martinez e Anne Buijs , e foi uma das grandes responsáveis pela vitória da equipe.

Por falar em Brayelin, mesmo tendo uma atuação abaixo no penúltimo jogo que fez, a dominicana conseguiu se reerguer e fez uma atuação incrível na última partida contra o Sesc-Flamengo, que consagrou o Praia Clube como um dos finalistas da competição.

Jogando ao lado delas, Ana Carolina está prestes a se tornar a jogadora que mais pontuou em bloqueios na Superliga. O atual recorde é de 123 pontos e foi feito há mais de dez anos por Adenízia. Carolana, como é conhecida, vai entrar em quadra com 120, estatística que expressa o talento e a fase boa que a central vive.

Ainda há também Kasiely, que tem sido a jogadora mais regular da equipe e peça chave no fundo de quadra do clube. Com Anne, Suelen, Jineiry e as demais, essas atletas levaram o Praia Clube a seu melhor momento.

Fraquezas e pontos fortes

Apesar da fase brilhante de algumas atletas individualmente, os dois clubes mostraram pontos fracos quanto ao coletivo. Do lado do Praia Clube, a recepção deixou a desejar em alguns dos últimos jogos. Enquanto isso, o Minas tem sido mais regular no fundo de quadra.

Já em relação ao psicológico, o time de Uberlândia pareceu mais estável em alguns jogos que fez contra o rival. O aurinegro está ainda vindo de três duelos contra o Sesc que desgastou mentalmente as atletas mas que também serviu de preparação.

Enquanto isso, o Itambé Minas levou a melhor contra o Bauru em apenas duas partidas. Apesar do time de Belo Horizonte ter saído vitorioso, fez começos de partidas com erros e quase foi prejudicado. Além disso, pesa o fato de estar mais tempo sem jogar do que o rival.

“Compensando” essas questões, há dois fundamentos que costumam ser o ponto forte no duelo mineiro: o saque e o bloqueio. De ambos os lados há jogadoras, como Thaisa e Carolana, que se destacam nessas ações. Resta agora saber qual time vai conseguir trabalhar melhor as fraquezas e qual vai saber usar bem o que tem de forte.

Como acompanhar a transmissão:

Quando: sexta-feira, às 21 horas

Onde: SporTV2

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo