De pior contratação de 2012 a melhor do mundo em 2018: desde sua infância difícil como refugiado até quase se juntar ao rival mortal do Real Madrid, o Barcelona, há mais de uma década, o meio-campista croata não é apenas um dos jogadores mais talentosos da era atual, mas também um dos mais fascinantes e inteligentes. Confira as curiosidades sobre Modric
1 – Ele foi um refugiado quando criança
Luka teve uma infância difícil. Crescendo durante as Guerras Iugoslavas no início dos anos 1990, ele tragicamente perdeu seu avô para o conflito e se tornou um refugiado com sua família, que foi forçada a fugir de sua cidade natal. Ele cresceu morando em hotéis – a maioria no Hotel Kolovare, em Zadar – e primeiro aprendeu a jogar futebol nos estacionamentos destes lugares.
2 – O Barcelona ligou primeiro, em 2008
Hoje seria difícil imaginar Luka jogando pelo Barcelona, mas em 2008 ele estava fortemente ligado aos gigantes catalães. Ele até deu uma entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo, na qual falou que adoraria jogar no Barça – e até mesmo posar com a camisa do clube. No entanto, Modrić deixou o Dínamo Zagreb rumo Tottenham naquele verão europeu, e acabou ingressando no Real Madrid em 2012. Um título da LaLiga e quatro da Champions League, depois, fazem dele um grande ídolo e o ‘cérebro’ do meio-campo no Santiago Bernabéu.
3 – Sua primeira partida no Real Madrid já lhe rendeu um troféu
Poucas estreias são tão bem-sucedidas quanto a de Luka no Real Madrid. Depois de chegar do Tottenham no final da janela de transferências do verão europeu de 2012, o meio-campista entrou no duelo de volta da Supercopa da Espanha, contra o Barcelona, no Bernabéu. Com o placar agregado empatado em 4-4 – quando ele substituiu Mesut Özil no segundo tempo -, Modric controlou o meio-campo pelo resto da partida para ver o empate dar ao Real Madrid o troféu de abertura da temporada.
4 – Foi bizarramente eleito a pior contratação de 2012
Apesar de ter ganho um troféu no seu primeiro jogo com o Real Madrid, Modrić teve um início de vida complicado no clube da capital. Na metade da temporada 2012/2013, ele foi eleito a pior contratação da LaLiga na janela de transferências, desconsiderando que ele havia perdido quase toda a pré-temporada. Desde então, no entanto, ele consolidou sua reputação como um dos maiores jogadores do futebol mundial e provou que seus céticos estavam errados muitas vezes, ganhando troféu após troféu e o Ballon d’Or 2018.
5 – Jogou mais minutos do que qualquer outro na Copa do Mundo 2018
A Copa do Mundo de 2018 foi um dos torneios mais marcantes e memoráveis da carreira de Luka. Três anos atrás, ele levou a Croácia a uma final sem precedentes contra a França e ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador do torneio e do mundo. Com todas as três partidas eliminatórias da Croácia indo para a prorrogação (contra Dinamarca, Rússia e Inglaterra) e Modric sempre em campo, ele acumulou 694 minutos durante o torneio, mais do que qualquer outro jogador naquela edição.
Nesta quarta-feira (05) nem toda a inteligência e categoria do jogador foi possível para ajudar o Real Madrid contra o Chelsea. O clube merengue acabou eliminado da Champions League após perder por 2 a 0 em Londres. A equipe comandada por Zidane agora dará atenção exclusiva para a La Liga. Onde enfrentará o Sevilla, no domingo (09). O duelo é um confronto direto por título. O Real é o segundo colocado com 74 pontos e o Sevilla é o quarto com 70 pontos. O Atlético de Madrid lidera com 76.
+Alejandro ‘Papu’ Gomez: cinco coisas que talvez você não saiba sobre ele
Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e no Youtube.