Esportes olímpicos

Natação: Confira tudo que rolou no penúltimo dia da modalidade em Tóquio

Foto: Reprodução/@USASwimming

Contando com 35 categorias durante toda a extensão dos Jogos Olímpicos, a natação está perto de sua reta final na capital japonesa. Em seu penúltimo dia, na última sexta-feira (30), as piscinas de Tóquio foram palco de quatro finais e quatro semifinais para as provas curtas de 50m, uma delas com a participação do brasileiro Bruno Fratus.

FINAL DOS 100m BORBOLETA – MASCULINO

A manhã de provas no Japão já se iniciou com a quebra de recorde mundial. Caeleb Dressel, um dos grandes nomes da natação americana nos Jogos, foi capaz de vencer a prova com o tempo de 49.45, superando a melhor marca da história até então, de 49.50. Assim, Dressel conquistou sua terceira medalha de ouro nesta Olimpíada, seguido pelo húngaro Kristóf Milák, que atingiu o tempo de 49,68, e o suíço Noè Ponti, que cravou 50.74.

– LEIA MAIS: Dressel bate recorde mundial e conquista medalha de ouro para os EUA na natação

FINAL DOS 200m COSTAS – FEMININO

Cercada de expectativa pelo nível técnico apresentado pelas nadadoras classificadas, a prova foi dominada pela australiana Kaylee McKeown. Anotando o tempo de 2:04:68, a atleta foi capaz de vencer sua segunda medalha de ouro dos Jogos confortavelmente, seguida pela canadense Kylie Masse, com 2:05:42, e pela também australiana Emily Seebohm, que cravou no cronômetro o tempo de 2:06:17.

– LEIA MAIS: Natação: Austrália consegue dois lugares no pódio nos 200m costas; McKewon conquista o ouro

FINAL DOS 800m LIVRE – FEMININO

Terceiro evento do dia, a prova de longa distância marcou mais um confronto entre Kathleen Ledecky e Ariarne Titmus. Previamente, a australiana Titmus foi capaz de surpreender e desbancar sua rival na conquista da prova de 400m livre; não se deixando abalar pela prata, a americana superou a derrota e, nos 800m livre, anotou o tempo de 8:12:57, garantindo sua segunda medalha de ouro dos Jogos. Ariarne, em segundo, completou a prova com o tempo de 8:13:83 e a italiana Simone Quadarella conquistou a bronze com o tempo de 8:18:35.

– LEIA MAIS: Natação: Katie Ledecky conquista ouro nos 800m livre para os EUA

Siga Ao Vivo Tudo das Olímpiadas Aqui no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

SEMIFINAIS DOS 50m LIVRE

Marcadas pela única aparição do Brasil na sexta-feira, as semifinais dos 50m livre foram responsáveis por definir os finalistas das provas mais rápidas da natação. Inspirado pelo detentor dos recordes da categoria, Cesar Cielo, o brasileiro Bruno Fratus foi capaz de anotar o segundo melhor tempo na primeira semifinal masculina, cravando 21.60 no cronômetro. O francês Florent Manaudou, que conquistou o primeiro lugar, anotou o tempo de 21.53.

Na segunda semifinal masculina, a prova foi dominada pelo americano Caeleb Dressel, com o tempo de 21.42. Entre os outros classificados estão Kristian Gkolomeev (GRE) – 21.60, Benjamin Proud (GBR) – 21.67, Michael Andrew (EUA) – 21.67, Lorenzo Zazzeri (ITA) – 21.75 e Thom de Boer (HOL) – 21.78.

Na categoria feminina, a responsável pela melhor classificação e quebra do recorde olímpico foi a australiana Emma McKeon, que obteve o tempo de 24.00. Entre as outras classificadas estão Pernille Blume (DIN) – 24.08, Sarah Sjoestroem (SUE) – 24.13, Abbey Weitzeil (EUA) – 24.19, Katarzyna Wasick (POL) – 24.26, Cate Campbell (AUS) – 24.27, Ranomi Kromowidjojo (HOL) – 24.29 e Qingfeng Wu (CHI) – 24.32.

– LEIA MAIS: Natação: Bruno Fratus chega à terceira final consecutiva de 50m livre em Olimpíadas

FINAL DOS 4×100 MEDLEY – MISTO

Assim como a manhã se iniciou no Centro Aquático de Tóquio, as provas se encerraram com a quebra de recorde mundial. No revezamento misto, a equipe da Grã Bretanha foi capaz de desbancar seus concorrentes e anotar o tempo de 3:37.58, quase um segundo melhor que a marca anterior, pertencente à China. Assim, a equipe composta por Adam Peaty, Kathleen Dawson, James Guy e Anna Hopkin foi capaz de assegurar a medalha de ouro, seguidos pela equipe da China (3:38.86) e Austrália (3:38.95).

– LEIA MAIS: Britânicos batem recorde mundial e faturam ouro no revezamento misto 4x100m medley de natação

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top