Grêmio

Grêmio e o processo de decolagem de Renato Portaluppi

Renato Gaúcho (Créditos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, garantindo três pontos importantes no campeonato. Desse modo, o processo de decolagem a qual Renato Portaluppi dizia vem tomando forma, e o Tricolor já figura na parte de cima da tabela, seis pontos atrás do líder Internacional.

Entretanto, com um jogo a menos, o Grêmio ainda pode ver sua briga pelo G-4 ficar ainda mais próxima. O futebol que encantou o Brasil, porém, está um pouco distante. Com menos posse de bola, mas sendo inteligente e agressivo na hora de acelerar o jogo, o Tricolor criou mais oportunidades e foi melhor que o Fluminense. Renato Portaluppi destacou as chances criadas pelo Grêmio.

– Partida muito boa. Principalmente na parte tática, porque é difícil jogar com o Fluminense que é uma equipe muito bem treinada. Com todo respeito ao Fluminense, custou barato o um a zero – disse.

Números mostram a mudança

Com um estilo mais vertical e dinâmico, o Tricolor passou a ser um time que fica confortável sem a bola, que sabe ocupar os espaços e acelerar o jogo quando necessário.

Para elucidar tal fato, basta ver o percentual de posse de bola da partida: o Grêmio teve 40%, embora tenha sido mais incisivo. Aumentando a análise, na atual série invicta de oito jogos sem perder, apenas em dois deles o Grêmio superou o adversário no número da posse.

Contudo, isso não representa apatia. O Tricolor é agressivo e, do mesmo modo que nessas partidas ele tende a ter menos a posse, ele é mais agressivo que o adversário na maioria das vezes. Com a troca rápida de passe e buscando a velocidade dos seus pontas e laterais, a equipe de Renato Portaluppi faz uma transição ofensiva muito veloz, buscando o gol no espaço dado pelo adversário.

O Grêmio renovou boa parte do elenco vencedor dos títulos da de 2016/17. A mudança de estilo também passa por este fato e, certamente, é uma adaptação mais simples do que os conceitos que precisam ser minuciosamente trabalhados para ser uma equipe com mais ideias de jogo.

Para saber t udo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo