Opinião

Opinião: segura nos últimos anos, dupla de zaga do Cruzeiro é ‘tendão de aquiles’ em 2022

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Nos últimos dois anos, apesar das campanhas ruins na Série B do Campeonato Brasileiro, os dois zagueiros eram talvez as posições que menos preocupavam os torcedores do Cruzeiro. Isso porque sob o comando de Vanderlei Luxemburgo ou Luiz Felipe Scolari, o time celeste tinha consistência defensiva – mas pecava no ataque, com a falta de gols.

Em 2022, entretanto, pelo menos nos nove primeiros jogos, parece que essa realidade se inverteu completamente. Paulo Pezzolano solucionou o problema ofensivo, e encontrou em Edu o grande artilheiro. Entretanto, mesmo tendo jogadores à disposição, o comandante uruguaio ainda não “acertou” uma dupla de zaga, que passe confiança para a torcida estrelada.

Leia também: Vitória do Atlético-MG obriga Cruzeiro a vencer clássico para retomar liderança do Mineiro

Atualmente, para a posição, o Cruzeiro conta com cinco jogadores: Eduardo Brock, Mateus Silva, Lucas Oliveira, Maicon e Sidnei. Além deles, Paulo e Weverton, formados nas categorias de base do clube, também já foram oportunizados. Contudo, mesmo assim, Pezzolano ainda faz testes nas posições dos zagueiros e alterna atletas constantemente.

Tamanha rotatividade por exemplo, fez o treinador testar o volante Willian Oliveira como zagueiro diante do Villa Nova. Outra variação do uruguaio foi no clássico contra o América-MG, disputado no Mineirão, quando utilizou um esquema tático com três defensores. Nas duas oportunidades, apenas um ponto conquistado, com uma derrota e um empate.

Dos citados, aquele que mais atuou foi Eduardo Brock, remanescente da última temporada. Em 2022, o zagueiro, de 30 anos de idade, jogou, seja como titular ou acionado durante o jogo, em sete das nove partidas do Cruzeiro. No entanto, o vínculo do jogador com a equipe celeste vence em maio, ao fim do Campeonato Mineiro, e ainda não há uma definição sobre seu futuro.

Dentro de todas as possibilidades, a única dupla que ainda não atou junta é Maicon e Sidnei, justamente a que, na “cabeça” do torcedor, era vista como ideal para a temporada. A falta de jogos se deu devido à lesão de Sidnei, que desfalcou o Cruzeiro durante cinco partidas. Outro fator é uma possível negociação de Maicon, que pode deixar a Raposa para atuar no Santos, ainda neste ano.

Para permanecer na Toca da Raposa, zagueiro negocia readequação salarial, de acordo com os moldes da SAF do clube. - Foto: Divulgação/Cruzeiro
Para permanecer na Toca da Raposa, zagueiro negocia readequação salarial, de acordo com os moldes da SAF do clube. – Foto: Divulgação/Cruzeiro

Para o próximo compromisso do Cruzeiro, o clássico diante do Atlético-MG no próximo domingo (06), Pezzolano deve contar com o retorno de Sidnei, que já treina normalmente desde a última semana. Sua escalação ou não junto a Maicon, possivelmente será divulgada somente no dia do confronto, no Mineirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo