Cruzeiro

Presidente do Cruzeiro comenta salários atrasados e destaca planejamento de recuperação a longo prazo: ‘O retorno não vai vir agora’

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro está em reconstrução. Em má fase na Série B do Campeonato Brasileiro e com uma série de dívidas, processos e risco de punição, a Raposa tem passado por maus bocados. E o presidente celeste, Sérgio Santos Rodrigues, concedeu entrevista coletiva ao canal oficial do clube no YouTube nesta quarta-feira (7) para falar sobre a situação do time e os planos de reestruturação para a equipe mineira.

Segundo ele, para começar, o torcedor não precisa se preocupar com o desempenho dos atletas em campo no que tange o não pagamento de salários. Conforme Sérgio Santos Rodrigues, o elenco jamais faria “corpo mole” pelo atraso salarial. O presidente da Raposa declarou, ainda, que confia no grupo.

— Quero enaltecer muito o nosso grupo. Jamais o torcedor pode imaginar que vai haver uma não entrega ou um corpo mole por parte dos nossos atletas por conta disso (salários atrasados).  Pelo contrário, eu estou na toca quase todos os dias, viajo com o elenco, e se tem uma coisa que não tem no nosso elenco é isso. Tem muita entrega, muita dedicação e enalteço muito esse grupo pela entrega e por em nenhum momento atrelar o desempenho desportivo a questão salarial. É óbvio que é uma coisa que me incomoda muito mais que a eles e aos torcedores, porque, no fim das contas, os colaboradores e as pessoas que dão a vida por nós acabam olhando para mim como responsável. Então, me incomoda, e buscamos todos os dias novas ações. Em breve vamos anunciar, hoje tivemos aqui um novo patrocínio, buscamos novas ações, temos os imóveis que podem ser vendidos, tem o próprio clube-empresa, então tem várias frentes que buscamos atuar para poder resolver. E buscamos sempre a transparência interna. É claro que incomoda, tanto que perdemos colaboradores, que as vezes recebem propostas melhores para ir para outros lugares, a gente queria reter, mas sabemos a realidade. E agradeço aos que continuam aqui. Buscamos e vamos resolver isso.

E como resolver esse problema? Segundo o presidente do Cruzeiro, com muito trabalho e dedicação, buscando soluções para esse momento, que é “o mais difícil da história que o Cruzeiro viveu”, conforme palavras do presidente celeste. No entanto, Sérgio Santos Rodrigues destacou que os resultados não virão imediatamente.

Veja também: Em meio à crise financeira, Cruzeiro completa mais um mês de salários atrasados

— Temos que esquecer e parar de fazer comparações com o Cruzeiro campeão, principalmente recente. O Cruzeiro lá de trás foi um exemplo para nós, mas o Cruzeiro campeão recente que nos trouxe até aqui, já que todos os problemas que nos aflige, que não nos permitem pagar os salários em dia, por exemplo, são dívidas recentes dos títulos conquistados nos últimos cinco ou seis anos. Então, o extracampo, embora tenhamos conquistas relevantes, como redução da dívida no balanço e acordos. É complicado, mas nós batalhamos todos os dias. Acho que a boa notícia que podemos dizer hoje é que estamos com os maiores especialistas do mundo nos ajudando nisso. Mas, o retorno não vai vir agora. E a grande dificuldade é conter a ansiedade por resultados extracampo e em campo, resolvendo tudo de uma vez só em apenas um ano.

No que diz respeito aos resultados dentro de campo, Sérgio Santos Rodrigues afirma que mesmo querendo performar bem, o torcedor precisa entender que a realidade é outra.

— Já fizemos as contratações antes de sofrer o tansfer ban, que já sabíamos que íamos tomar, por uma dívida pelo Arrascaeta, que a gente não sabe explicar, o Arrascaeta foi vendido por um valor absurdo e não foi paga, e caiu no nosso colo. Em junho vai vir mais outra, sobre o Riascos, que também não tem nada a ver com a gente. Então, de fato, é essa a realidade que o torcedor do Cruzeiro precisa entender e abraçar como está. O próprio Mozart não teve muitos treinos, por causa das viagens e o intervalo entre os jogos. Precisamos da torcida junto, não adianta prometer, porque não temos essa perspectiva. Nosso grupo é determinado —, declarou Sérgio Santos Rodrigues.

A LONGO PRAZO…

O presidente do Cruzeiro aproveitou para comentar e destacar que o plano de recuperação do Cruzeiro é a longo prazo, o que passa por uma planejamento de anos, seguindo como exemplo outros clubes brasileiros.

— O nosso plano é a longo prazo. Eu sempre falei isso, não existe um empresário, ninguém que consiga fazer um planejamento estratégico para seis meses. E estamos completando um ano agora. Os times que passaram por esse reestruturação no país são exemplo disso, podemos pegar desde o Bahia e o próprio Flamengo, que sempre colocamos como paradigma nosso, tanto que trouxemos os especialistas que cuidaram do Flamengo para estar aqui, porque são pessoas que tem experiência. E não existe caso de recuperação em um ano. Então, o trabalho nosso é de longo prazo sim e de forma sustentável. Temos o problema de curto prazo, como os salários e algumas dívidas que chegam e não conseguimos o dinheiro para isso. Estamos buscando trabalhar em diversas frentes, com especialistas e o plano de longo prazo é reestruturar o Cruzeiro, reequilibrar o Cruzeiro e entregar o Cruzeiro como um Flamengo que passou cinco anos de dificuldade e voltar a ser um time que ganha tudo todo ano.

Esse planejamento, segundo Sérgio Santos Rodrigues, também passa por uma administração pré-crise, com o “rastreamento” de dívidas. Mais uma vez, o presidente da Raposa destacou o trabalho profissional que a empresa responsável tem exercido no clube.

— Tentamos mapear o que tem. Os para trás, temos tudo aqui. Alguns que conseguimos ter data de previsão, e cada órgão julgador abre de uma forma. Então, temos uma empresa especializada nisso que nos ajuda a prever isso, fazer propostas de pagamentos, tanto que conseguimos diminuir o passível nesse aspecto, através de negociações. Mas, é claro que tem aquelas que nos surpreende, claro. Eu sou advogado e para mim é fácil entender. Mas, para quem não pode ser difícil. Por exemplo, eu tenho uma ação de 2006 que tava parada e de repente acordo e tenho um bloqueio. Isso que é complicado para nós. E tem um recente, que estamos negociando e espero que dê certo logo, que é uma ação de 2014, não pagamento de comissão de atleta que participou do título de 2013 e 2014. Por isso que falo que esses títulos nos trouxeram muitos problemas, nos trouxeram muito dinheiro, mas deixaram acumular a dívida. E acordamos em dia de pagamento de folha, com dinheiro em caixa para pagar a folha salarial, com o bloqueio e não conseguimos pagar até hoje, e estamos buscando o desbloqueio.  Então, existem as surpresas. Mas, o nosso trabalho é monitorar entrada de ação e usar os especialistas para isso.

RELAÇÃO COM A TORCIDA

Sérgio Santos Rodrigues falou, também, sobre a sua relação com a torcida, que recentemente tem sofrido certos ataques e pedidos de renúncia. Segundo ele, sempre esteve perto dos torcedores e até se chateia por algumas situações.

— Posso afirmar que nenhum presidente esteve tanto com a torcida quanto eu, tanto por receber quanto por ir até a torcida para conversar, fiz lives, faço contato com redutos quando viajo. Então, o diálogo é permanente, agora não podemos tomar decisões de forma passional, temos que entender como as coisas estão caminhando. Assistir uma partida e achar que entende o que se passa no vestiário e na vida de todos, não é assim. O torcedor precisa ter confiança de que estamos fazendo um trabalho sério. O diálogo acontece, inclusive recebi uma torcida, falamos até de investidores, e a conversa foi gravada clandestinamente da forma mais fora do contexto do mundo. Queria que ao menos divulgassem as duas horas de conversa que tivemos. Me deixa chateado isso. E quanto aos apoiadores, o Pedrinho e o Régis, que são meus amigos próximos, não consigo ouvir os dois, pois as vezes eles se divergem. E conto em primeira mão que o patrocinador que vamos anunciar esteve ontem com o irmão do Pedrinho na Toca, que foi indicado pelo Pedrinho. E eu não deixo de agradecer nunca, porque Pedrinho ama o Cruzeiro e sou grato por tudo que ele fez, faz e ainda vai fazer pelo Cruzeiro. Ontem ele mesmo me ligou e vai nos ajudar nesse patrocinador.

Sérgio Santos Rodrigues já foi, e tem sido alvo de muitas reclamações por parte da torcida do clube. Diversos protestos já foram feitos para o pedido de renúncia do atual presidente do Cruzeiro, e depois do empate celeste com o Coritiba, em 0 a 0, nessa terça-feira (6), as reclamações aumentaram nas redes sociais.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo