A Red Bull anunciou que o GP do Azerbaijão, no circuito de Baku, vai ser o momento crucial para descobrir se o problema na abertura do DRS de Max Verstappen foi realmente solucionado. Além de ter sofrido com isso na segunda metade da temporada passada, a falha na abertura da asa móvel voltou a assombrar o atual campeão mundial durante o GP da Espanha.
No sábado, Max viu suas chances de marcar a pole serem arruinadas por causa da falha no DRS. O time da Red Bull trabalhou pesado para consertá-lo para o domingo, mas o dispositivo voltou a apresentar problemas durante a corrida. Tanto que o holandês ficou preso atrás de George Russell por inúmeros voltas e quase viu a vitória escapar de suas mãos.
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Para o GP de Mônaco os engenheiros da Red Bull focaram em solucionar o defeito apresentado no DRS. E segundo o engenheiro chefe Paul Monaghan, o time aprendeu a “lição dolorosa” e atribuiu o corte de peso no carro como um dos causadores da falha. Mas agora, tudo está no lugar.
— Nosso problema de DRS foi auto-infligido, acho que se formos honestos, agora aprendemos nossas lições bastante dolorosas. Há um suspiro de alívio após o trabalho que algumas pessoas muito inteligentes fizeram, a pesquisa e as verificações. Eles fizeram um trabalho fenomenal em um período muito curto de tempo. O desafio mudou de circuito para circuito, o tempo de espera muda, a velocidade de abertura muda, as condições mudam.
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No entanto, as condições de pista do GP de Mônaco e do Azerbaijão são diferentes. Afinal, na pista de Baku tem trechos de velocidade muito mais altas onde o carro pode chegar aos 340 km/h na extensa reta de 2,2 km. Monaghan acredita que esse será o ponto para o teste definitivo do DRS da Red Bull.
— Baku apresenta problemas ligeiramente diferentes. Em Mônaco a velocidade de abertura da asa é de 160 km/h, em Baku é de 300 km/h. Então não é apenas sobre o peso sobre a asa, é uma questão dele se levantar contra a carga aerodinâmica. Acho que seria idiotice nossa dependermos de nossos resultados. Sabemos o que houve de errado. Dependia apenas de nós consertar isso e, até aqui, estamos ok.
A Fórmula 1 retoma suas atividades no dia 10 de junho com o primeiro Treino Livre para o GP do Azerbaijão. A corrida no circuito de Baku está prevista para o dia 12 às 8h, horário de Brasília.