Um das principais promessas da base do Vasco nos últimos anos, o atacante Rayan está completando 16 anos nesta quarta-feira, dia 3 de agosto. Assim, aumenta a expectativa pelo Cruz-Maltino efetivar a assinatura do primeiro contrato profissional do garoto, que já é observado por times da Europa, como o Barcelona.
Entre os times sub-17 e sub-20, Rayan tem 20 gols e cinco assistências em 22 partidas nesta temporada. Mesmo ainda com 15 anos, o garoto fez parte do grupo que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior no começo do ano. E, inclusive, fez um gol na competição, mesmo tendo poucos minutos em campo.
+ Vasco faz primeiros contatos com Odair Hellmann, mas conversa não avança
Depois da Copinha, competição disputada com o time sub-20, Rayan voltou para o sub-17 e foi o principal nome da equipe na conquista do título da Copa Rio da categoria, inclusive marcando dois gols no segundo jogo da final contra o Fluminense. Ele também foi um dos destaques do Cruz-Maltino na campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil Sub-17, também fazendo gol na final, vencida pelo Palmeiras.
Em maio, o jornal “Sport”, da Espanha, noticiou que o Barcelona já estaria de olho em Rayan por indicação do ex-jogador Deco, que hoje trabalha na secretaria técnica do clube para o mercado do Brasil e de Portugal. A ideia do Barça seria ter o garoto no seu time B já na temporada 2024/25, quando o ele fará 18 anos.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Rayan está no Vasco desde os seis anos e é filho do ex-zagueiro Valkmar, que jogou pelo Cruz-Maltino no final da década de 1990. Como, até esta quarta-feira ele tinha menos de 16 anos, o garoto só poderia ter um contrato de formação com o Vasco. Agora, pelas regras da Fifa, ele pode assinar o primeiro contrato profissional com validade máxima de três anos.