Coritiba

Relembre como foi o desempenho do Coritiba na gestão de Samir Namur

Foto: Reprodução/Coritiba

Empate com o Bragantino pode ser o último jogo do Alviverde sob o comando do atual presidente

As eleições para a presidência do Coritiba estão programadas para o dia 12 de Dezembro. Samir Namur tenta a reeleição pela chapa Coritiba Responsável, e concorre contra João Carlos Vialle, com a chapa União Coxa, e Renato Follador, da chapa Coritiba Ideal. Caso perca o cargo de presidente, Samir será o primeiro presidente da história do clube a deixar o cargo sem títulos.

HISTÓRICO

Samir assumiu o posto de presidente em 2018, ocupou o cargo de Rogério Bacellar e tinha como objetivo levar o Coxa ao acesso da Série A. Na Série B de 2018, o Coritiba terminou a temporada com 52 pontos, em décimo lugar, com 45% de aproveitamento, e retardou o sonho de voltar à elite do futebol brasileiro. Na temporada, o clube somou 13 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.

Em 2019, o clube conquistou o acesso nas últimas rodadas, terminou o campeonato em terceiro lugar e ficou atrás do Sport e RB Bragantino. O Coritiba somou 66 pontos, com 18 vitórias, 12 empates, 8 derrotas e um aproveitamento de 57,8%.

Elenco agradece torcida coxa-branca
O Coritiba conquistou o acesso à Série A em 2019 e voltou à elite após dois anos na segunda divisão. Foto: Coritiba

SÉRIE A

Em 2020, o Coritiba começou o campeonato sob o comando de Eduardo Barroca, e perdeu os quatro primeiros jogos. Então, Jorginho liderou a equipe por 13 jogos, venceu três deles, empatou quatro e perdeu seis. Por fim, Rodrigo Santana foi contratado, esteve à frente do clube por cinco jogos, dos quais perdeu três (Bahia, Flamengo e Corinthians) e empatou dois (Internacional e Bragantino). Isto é, totalizam-se 21 pontos em 24 jogos, em um aproveitamento de 29%.

Faltando 14 rodadas para o fim do Brasileirão, o Coxa vive um momento delicado na 18ª posição. O treinador Rodrigo Santana, na coletiva de Sábado (05), prometeu tirar o time da Z4, mas o tempo passa e a paciência dos torcedores diminui.

O próximo jogo do Coritiba é no dia 13/12, contra o Sport, um confronto direto fora de casa. As eleições para a presidência do clube são um dia antes, e se perder, Samir Namur deixa o Coxa em uma sequência de cinco jogos sem vencer, com o pior ataque da competição.

TRIÊNIO

No triênio, o Coritiba de Samir Namur teve nove técnicos diferentes no comando, uma média de três ao ano. No total, o Alviverde disputou 300 pontos pelos Brasileirões Série B e Série A, conquistou 139 pontos, tomou 110 gols e balançou as redes 108 vezes. Enquanto presidente do Coxa, Samir tem o aproveitamento de 46% e o saldo de dois gols negativos.

Comparado à gestão de Rogério Bacellar, Namur conquistou seis pontos a mais, tomou 25 gols a menos e balançou as redes seis vezes a menos que o antecessor. Vale ressaltar que o Coritiba passou os três anos na Série A e foi rebaixado na gestão de Bacellar.

O Esporte News Mundo conversou com Samir Namur sobre suas propostas para o novo triênio, caso seja eleito. Em suma, o presidente rebateu as críticas à torcida e apresentou propostas para diminuir a imensa dívida trabalhista do clube, que soma mais de 30 milhões de reais e foi herdada das gestões anteriores.

Confira a sabatina do Esporte News Mundo com o presidente Samir Namur

Para Saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo