Fluminense

Saiba como o atacante Marquinhos, possível reforço do Flu, pode se encaixar no esquema de Diniz

Fluminense acertou a contratação de Marquinhos (Photo by Catherine Ivill/Getty Images)

O tricolor encaminhou o empréstimo do atacante junto ao Arsenal, da Inglaterra

Photo by Catherine Ivill/Getty Images

O Fluminense encaminhou a contratação, por empréstimo, do atacante Marquinhos, junto ao Arsenal, da Inglaterra. O jogador, revelado pelo São Paulo, chega como mais uma opção para um ataque que possui nomes como Germán Cano, Keno, John Kennedy, o recém-chegado Douglas Costa e etc. O técnico Fernando Diniz teria influência no acerto devido a um telefonema com o atacante. Confira detalhes sobre o estilo de jogo de Marquinhos e como pode ser o seu encaixe no esquema tático do tricolor.

+ Kauã Elias assina renovação de contrato com o Fluminense até 2029

Entendendo o “Dinizismo”

Antes de abordar o papel tático de Marquinhos, é importante entender como funciona o time de Diniz por inteiro. O treinador conquistou a inédita Libertadores do Fluminense, em 2023, com o seguinte time base: Fábio; Samuel Xavier, Nino (deixou o clube, atualmente no Zenit, da Rússia), Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Jhon Arias, Keno e Germán Cano, além de nomes importantes no banco de reservas como John Kennedy, Lima e Guga.

O esquema adotado pelo treinador é o 4-2-3-1, que pode se transformar no 4-4-2, ou até para uma saída de jogo com três zagueiros, que pode ser desempenhada por jogadores como André ou Marcelo, ficando no meio da dupla de zaga.

Na construção ofensiva, o “Dinizismo”, como o estilo do técnico é conhecido, preza pela valorização da posse de bola: manter a posse com passes curtos, tendo os jogadores próximos uns dos outros, até surgirem espaços que possam ser explorados por outros jogadores, possibilitando um passe que quebre as linhas de defesa do time adversário, deixando o Fluminense em situação favorável no ataque. Geralmente, a construção das jogadas é explorada no mesmo setor do campo, até o seu desdobramento na grande área.

+ Para saber tudo sobre o Fluminense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube

Estilo de jogo de Marquinhos e possível encaixe no esquema do Flu

Marquinhos, de 20 anos, é um atacante que atua pelo lado direito do campo. As principais características dele são o drible curto e a distribuição de jogadas com passes curtos, além de chutes de média distância. Caso necessário, o jogador também pode se deslocar e jogar pelo lado esquerdo do ataque, como fez no São Paulo, entre 2021 e 2022.

Fernando Diniz pode explorar as qualidades de Marquinhos utilizando-o pelos lados do campo, geralmente nos lugares de Jhon Arias e/ou Keno, em caso de substituições ou desfalques dos atletas. Tendo em vista que as principais características do atacante são o drible e passes curtos, Marquinhos pode contribuir para a construção de jogadas, mantendo a posse e criando espaços que possibilitem passes em profundidade, deixando o time rival em inferioridade numérica.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo