São Paulo

São Paulo planeja reforma para tornar Morumbi o maior estádio do país

São Paulo planeja reforma para tornar Morumbi o maior estádio do país (Photo by Ricardo Moreira/Getty Images)

O novo Morumbi pode se tornar o segundo maior estádio da América do Sul, ficando atrás apenas do Monumental de Nuñez

(Photo by Ricardo Moreira/Getty Images)

O São Paulo já começou a planejar suas movimentações para a temporada de 2024, e já logo no inicio do ano, o clube planeja trazer uma grande mudança para o tradicional Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo, como publicou Paulo Vinicius Coelho em seu blog.

O projeto consiste em tornar a estrutura o maior estádio do país, superando até mesmo a capacidade do Maracanã. Vale ressaltar que haverão eleições para o cargo de presidente da diretoria do São Paulo no fim deste ano, no entanto, a ideia de aumentar a capacidade do Morumbi deve permanecer.

Qual é a ideia da obra?

A grande reforma pretende construir algo parecido com o que o time argentino River Plate fez em seu estádio, o Monumental de Nuñez, que colocou o gramado a um nível mais baixo a ponto de permitir a descida do anel inferior do estádio, tornado assim a estrutura um grande caldeirão.

Com os mesmos moldes de reforma, a capacidade do estádio do São Paulo poderá alcançar a marca de incríveis 80 mil lugares disponíveis, um número que não é visto no Brasil desde a reforma do antigo Maracanã.

Caso o Tricolor realize a reforma, o Morumbi passará a ser o maior estádio do país e o segundo maior da América do Sul, ficando atrás apenas justamente do Monumental de Nuñez, que possui pouco mais de 83 mil lugares.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Quanto tempo levaria a construção?

Para que o São Paulo consiga realizar esse grande feito em sua história, o estádio deverá ficar interditado para reforma por cerca de 8 meses, praticamente toda uma temporada do futebol brasileiro. Com isso, o Tricolor teria que encontrar outro estádio para mandar seus jogos.

Já existem sinalizações do clube e uma carta de intenções assinada com o Pacaembu, que será reinaugurado em janeiro de 2024, na final da Copinha São Paulo. O novo estádio irá comportar exatos 25 mil espectadores, um número baixo quando comparada a média atual de torcedores no Morumbi, que está entre 50 mil torcedores.

As motivações da diretoria do São Paulo

O que fez a diretoria do clube tomar a iniciativa de um projeto tão ambicioso é o momento em que a torcida vive com o clube atualmente. O São Paulo, apenas no Campeonato brasileiro, tem a segunda maior média do país, com uma média de 48 mil torcedores por jogo. O número deixa o Tricolor atrás apenas do Flamengo, que consegue levar 54 mil espectadores em média.

Além disso, outro grande fator que pode ter impactado na decisão dos dirigentes foram os shows da banda Coldplay no inicio deste ano. O evento acabou levantando a moral do Morumbi mais uma vez como um possível local para eventos músicas. O estádio deve receber os espetáculos do Rebelde e da banda Red Hot Chili Peppers, durante o mês de novembro.

A ideia do projeto é que o Morumbi possua estrutura capazes de realizar shows em módulos de até 25 mil pessoas e que também possa comportar grandes eventos, como os casos de Coldplay e Red Hot Chili Peppers, que no novo projeto poderiam ter 80 mil espectadores durante um show.

A última motivação conhecida é tornar o estádio mais acessível para o torcedor. O planejamento prevê que o setor popular do Morumbi deve contar com 14 mil lugares disponíveis para vendas, que devem permanecer no preço atual.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo