Automobilismo

‘Sir’ Lewis Hamilton é condecorado cavaleiro da Rainha, o sexto da F1

Sir Lewis Hamilton é o primeiro piloto em atividade a receber honraria.

Foto: Divulgação / The Royal Family

Lewis Hamilton foi condecorado oficialmente um cavaleiro da Ordem do Império Britânico na manhã desta quarta-feira, 15, no Castelo de Winstor, pelo Príncipe da Gales e filho mais velho da Rainha Elizabeth II, o Príncipe Charles. É a segunda honraria real do britânico, que já havia recebido o posto de Membro da Ordem do Império Britânico em 2009, após seu primeiro título na Fórmula 1.

Hamilton sendo condecorado (Divulgação / Twitter @TheRoyalFamily)
Sir Lewis Hamilton é o primeiro piloto em atividade a receber honraria (Divulgação / Twitter @TheRoyalFamily)

O anúncio de sua condecoração foi feito em dezembro de 2020, quando seu nome foi incluído na lista de honras da Rainha, logo depois de empatar com Michael Schumacher em sete títulos mundiais na categoria.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A possibilidade de seu nome ser incluído na lista real volta ao ano de 2017, quando se tornou o piloto britânico com mais títulos da F1, batendo o lendário compatriota Jackie Stewart. À época, declarou seu desejo de retornar ao palácio real:

— Sinto falta da Rainha desde que almocei com ela quando me convidou ao Palácio. Eu sempre quis voltar, seria a maior honra possível. Estive tentando representar a Inglaterra do melhor jeito possível, e se isso de alguma maneira for reconhecido pela Rainha eu estaria incrivelmente honrado.

(Divulgação / Mercedes AMG F1)
Hamilton após vencer o GP do México em 2017 e conquistar o título da Fórmula 1 (Divulgação / Mercedes AMG F1)

A pressão para seu nome ser aceito na honraria aumentou em 2019, quando o diretor da Motorsport UK (Associação de Esportes Motorizados do Reino Unido), David Richards, afirmou que seria um equívoco não condecorar Hamilton, considerando que havia conquistado seu sexto título mundial, colocando-o apenas a um do maior campeão da categoria:

— Eu não consigo pensar em ninguém mais merecedor de reconhecimento que Lewis. Seria um equívoco gigante se não ocorrer nas honrarias de ano novo. Lewis é ainda mais marcante por não vir de um passado privilegiado. Ele e seu pai trabalharam muito duro para chegar ao kart e subir os degraus das categorias. Foi um trabalho árduo, que não foi oferecido a ele numa bandeja. Eles fizeram sacrifícios enormes e isso faz as conquistas dele ainda mais extraordinárias.

(Divulgação / Lewis Hamilton)
Hamilton venceu o GP do Reino Unido em 2019, ano de seu sexto título (Divulgação / Lewis Hamilton)

No entanto, foi apenas após seu sétimo título mundial na Fórmula 1 que Lewis pode subir na vida real e ser condecorado cavaleiro da Rainha, se juntando a outros cinco personagens do mundo da F1 que também chegaram nessa honraria. Os primeiros relatos de que seu nome estaria na lista do fim de 2020 agradaram, por exemplo, ao campeão mundial Damon Hill, que acreditou ser muito merecido:

— O título de cavaleiro será visto como um reconhecimento não só da sua qualidade pilotando, mas também como um piloto negro que abriu as portas para qualquer um que não seja branco. Ele destruiu o preconceito que não pode ser feito, que tem uma área que você não consegue conquistar algo pela cor da sua pele. Ele destruiu totalmente essa noção. […] Ele é um embaixador fantástico e ser um cavaleiro só aumentará suas oportunidades de fazer esse trabalho.

Sir Lewis Hamilton chega como o sexto do mundo da Fórmula 1 a receber o título de cavaleiro, no entanto, é o primeiro piloto em atividade a ser condecorado. O primeiro a ser honrado pela realeza com o título foi o australiano Jack Brabham, tricampeão da categoria (1959, 1960 e 1966), mas foi se tornar cavaleiro apenas em 1978, oito anos depois de sua saída da F1. Na ordem cronológica, o lendário fundador da Williams, Sir Frank Williams, que faleceu em 2021, virou ‘Sir’ em 1999, pouco depois do último título da equipe, em 1997, o sétimo da sua história. Seu companheiro e cofundador da Williams, Patrick Head, também foi nomeado cavaleiro, em 2015.

(Divulgação / Lewis Hamilton)
Sir Frank Williams e um jovem que viria a se tornar Sir Lewis Hamilton (Divulgação / Lewis Hamilton)

Continuando na lista, os dois nomes restantes foram condecorados em sequência. Stirling Moss, que nunca foi campeão nos seus 10 anos de categoria, apesar das 16 vitórias e 24 pódios no total sendo vice-campeão em quatro temporadas, recebeu o título em 2000; enquanto o último piloto foi Jackie Stewart, em 2001, tricampeão da F1 além de outros três vices em oito anos de categoria.

A condecoração de Sir Lewis Hamilton chega três dias após o heptacampeão perder o título da Fórmula 1 de 2021 na última volta em Abu Dhabi para Max Verstappen. A decisão da última etapa dos Emirados Árabes Unidos foi recheada de polêmicas e ainda pode acabar na Corte Arbitral do Esporte.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo