Flamengo

‘Todos estão entendendo aquilo que está sendo trabalhado’, diz Dorival após vitória do Flamengo com time reserva

‘Todos estão entendendo aquilo que está sendo trabalhado’, diz Dorival após vitória do Flamengo com time reserva
Fotos: Gilvan de Souza | Flamengo

Com o time recheado de reservas, o Flamengo enfrentou o Atlético Goianiense na noite deste sábado, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da Gávea venceu o duelo por 4 a 1. Arturo Vidal, de pênalti, marcou seu primeiro gol pelo clube. Além dele, Lázaro, Marinho e Victor Hugo balançaram a rede adversária. Wellington Rato, na etapa complementar, diminuiu para o Dragão.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Dorival Júnior gostou da exibição da equipe que mandou a campo. Na coletiva de imprensa, o treinador rubro-negro disse que todo o grupo está assimilando o que é trabalhado nos treinos, por isso o time joga bem, independente de quem seja escalado.

– A equipe está jogando de maneira intensa, independentemente da formação da equipe que coloquemos. Todos estão entendendo aquilo que está sendo trabalhado, que temos treinado à exaustão. Claro que nos momentos que temos possibilidade de treinar, tentamos fazê-lo com a intensidade necessária. Todos que entram procuram cumprir, principalmente, o posicionamento determinado. Os comportamentos que são necessários para que se executem algumas funções e isso vem acontecendo independentemente dos nomes que vêm atuando. Por isso fico muito satisfeito.

O treinador do Flamengo destacou que os treinos são planejados de maneira igual para quem joga no meio ou no final de semana. Dorival Júnior deixou claro que a mentalidade é chegar no pelotão de frente do Brasileirão, mas lembrou os pontos desperdiçados pela equipe, o que vem atrapalhando a recuperação. Mas destacou que as poucos as coisas estão evoluindo.

– A atenção que é dada para o time que jogue na quarta ou no domingo é a mesma. Todos estão adquirindo esse padrão, ganhando consistência, ganhando equilíbrio. Mas ainda seguimos na mesma condição. Ainda tentamos nos aproximar o máximo possível desse pelotão da frente. O que não é fácil porque o número de pontos que tínhamos atrasado ou deixado pelo meio do caminho acabaram complicando bastante na nossa recuperação. Mesmo assim aos poucos vêm acontecendo, vamos melhorando, evoluindo. Isso nos dá satisfação. É resultado de trabalho coletivo.

+ Victor Hugo marca primeiro gol no Maracanã como profissional: ‘Sensação inexplicável’

+ Flamengo goleia Atlético-GO no Maracanã em noite com primeiro gol de Vidal

Agora o Flamengo vira a chave para a Libertadores da América. O Rubro-Negro enfrenta o Corinthians na próxima terça-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em duelo de ida das quartas de final da competição.

Confira outros tópicos da coletiva

Elogios a Victor Hugo (e a Gabigol)

– Comprova a eficiência do trabalho da base do clube. Um jogador desse porte, desse nível, mas temos que ter muito cuidado. Ele fez uma grande apresentação, em altíssimo nível, em todos aspectos. Porque as pessoas às vezes olham muito o gol, o passe, de repente a assistência. A jogada individual, a finta, mas a função que ele cumpre, que vem executando e desenvolvendo, isso tem peso muito grande.

– Paralelo a isso falo sobre o Gabriel. As pessoas estão cobrando gols, gols… Ele não é só definidor, não é só letal dentro da área. Gabriel também tem funções. As funções que ele vêm cumprindo preenche consideravelmente tudo que queremos e desejamos. Com isso é natural que deixe o Pedro em condições de definição. Para uma equipe se encontrar precisa de equilíbrio. Ele daqui a pouco vai ser fatal, vai ser decisivo, vai ser o cara da partida. Porque ele está buscando, se dedicando, se entregando. E isso tem acontecido. Entra Victor Hugo, Matheus França, Lázaro, Vitinho procurando o gol a todo instante. É disso que precisamos e queremos que continue acontecendo. Aquele que espera a oportunidade precisa fazer o que precisa ser feito, que se entregue, se dedique, que se busque a melhor condição. Hoje, Victor fez uma partida brilhante em todos sentidos. Não só plasticamente, mas taticamente foi muito importante. Ele preencheu função que foi fundamental nas definições. Ele e o Lázaro foram primordiais para abrir espaço e foram decisivos na partida.

Chegada de Varela

– É mais um que chega. Supre a saída do Isla. A diretoria trabalhou rapidamente, é um nome importante que chega. Mas vamos ter cuidado, tranquilidade, para que seja colocado aos poucos. Como tem sido com os outros. Como foi com o Vidal. Hoje poderia ter ficado mais tempo, mas para que evitemos qualquer tipo de situação, ele vem numa crescente de 20, 30 minutos, agora, de repente, um pouco mais, com 60, 70 minutos. É importante para a adaptação e daqui a pouco vai estar apto a permanecer por um período todo.

50 dias de Dorival no Flamengo

– Tudo que eu falar aqui eu devo me referir à comissão anteriores que aqui estavam. Tudo que foi desenvolvido você tenta aproveitar da melhor forma. O treinador tem que ter isso consigo. Às vezes o resultado não está dando certo, mas algumas coisas foram feitas e você tem que ter sensibilidade de poder aproveitar o máximo possível. Com isso enalteço o trabalho dos profissionais que estavam antes. Quando chegamos, senti falta de confiança muito grande. Em cima disso, no primeiro momento não encontrávamos norte, os resultados não vinham. E não é fácil, tem que mostrar alguns pontos, é natural que até se mexa com os egos de cada um, então tem que ter muito cuidado nessas situações. O que buscamos foi apresentar soluções. O caminho que pensamos foi esse, os que tiverem a fim vão ajudar na recuperação e todos abraçaram a ideia. Nós mudamos de maneira geral o comportamento no todo, fomos ajudado por eles. Porque qualidade e capacidade nunca deixamos de ter. O elenco do Flamengo é um absurdo, que treinador não queria ter um grupo desse em mãos? Tentamos achar um norte para que eles seguissem aquilo que estava definido, determinado. Mudamos pequenas coisas e alguns posicionamentos que foram importantes. Mas sempre respaldados pelo que foi deixado. Tentamos ao máximo possível desenvolver a equipe para que desse esse salto. Graças a Deus vem acontecendo, mas para a gente ainda é uma situação bem desconfortável. Por isso todo cuidado será pouco daqui para a frente.

Jogo com o Corinthians

– Teremos dois jogos, 180 minutos, bem complicados. Todos conhecem o potencial do Corinthians, é o segundo colocado do Brasileiro não por acaso. Uma equipe que tem muitas qualidades, teremos que ter cuidado como eles terão conosco. Serão dois jogos complicadíssimos e a equipe que passar com certeza brigará diretamente por possível vaga na final da Libertadores. Não tenho dúvidas disso.

Vidal titular na terça?

– Aos poucos a gente vai ganhando esse jogador. Evitando a situação de sobrecarga pelo período em que ficou afastado. Mas a gente sabe que pode contar com ele a qualquer momento. Se forem 15, 30, 45 ou 90 minutos tenho certeza que terei o mesmo jogador que finalizou a partida de hoje. Tudo tem que acontecer de maneira natural. Ainda não vamos saber amanhã, mas depois de amanhã vamos ver como ele chegará para treinar, avaliaremos para que aí tomemos definições. Não podemos esquecer que ele estava quase 60, 70 dias sem atuar. Isso tem peso muito grande, por isso tenho cuidado todo para que não excedamos e de repente possamos dar melhores condições possíveis.

Outro Corinthians?

– Jamais podemos levar em conta aquele jogo (derrota do Corinthians para o Atlético-GO). Cada jogo tem sua história. É uma competição completamente diferente da que jogamos hoje. Não tenho dúvidas de que a atmosfera do jogo será completamente diferente. Não esperemos o Corinthians do 2 a 0 para o Atlético-GO. E não esperemos o Flamengo do primeiro tempo de hoje. É um jogo complicado, difícil. Se nos prepararmos dessa forma vamos aumentar nossas possibilidades nessa primeira partida lá dentro. Sabendo que será compromisso muito difícil, mas que teremos que cuidar em todos aspectos para que possamos sair com bom resultado

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo