Z - Z Não marcar 3

Traçado do GP de Miami foi construído para ‘causar erros’ dos pilotos durante a corrida, afirma construtora

Arte: F1/Divulgação

O GP de Miami faz a sua estreia na Fórmula 1 neste fim de semana. À primeira vista, quem vê o layout do circuito americano com retas longas e curvas de alta velocidade pode pensar que ele não oferece muita dificuldade aos pilotos.

Mas a Apex Circuit Design, responsável pela construção da pista, afirmou que isso não é verdade e que o desenho do GP de Miami foi pensado de forma a oferecer muito desafio aos pilotos e equipes. Isso, claro, sem comprometer as disputas.

LEIA MAIS:

— Como empresa, nosso objetivo é desafiar todas as equipes de F1, seus carros, seus engenheiros de corrida e, claro, seus pilotos. Então, nos concentramos nas sequências de curvas, uma faixa dinâmica de curvas – de alta velocidade a baixa velocidade – para conseguir isso. Disse Charles Metcalfe, engenheiro de design da Apex.

O engenheiro ainda reiterou que para chegar a esse resultado, foi preciso muito trabalho de simulação para garantir que as diferentes sequências de curvas favoreçam a briga por posições na pista.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O designer alertou que, mesmo assim, o circuito terá alguns pontos de difícil ultrapassagem. Segundo ele, entre as curvas 4 e 8 estão pontos de alta velocidade que não favorecem muito a disputa. Por isso, é fundamental sair em velocidade da 8ª curva, pois logo na sequência serão as 9 e 10, onde deve acontecer alguns embates por posição.

O traçado do GP de Miami tem 5.412 metros com três zonas de abertura da asa móvel. Para Clibe Bowen, CEO da Apex Circuit Design, o terceiro setor é o que vai exigir mais experiência dos pilotos.

— A sequência da curva 13 até a 16 é onde tentamos encontrar equilíbrio. Mas indo para a curva 14, você não vê o ápice da curva 15 até que esteja no ápice da curva 14. É o que chamamos de ‘gerador de erros’, então a chance de os pilotos ganharem posição é bem alta.

O primeiro GP de Miami acontece neste fim de semana, com atividade nas pistas entre os dias 6 e 8 de maio. A corrida está marcada para domingo às 16h30, horário de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo