Lutas

UFC 282: Blachowicz e Ankalaev empatam; cinturão meio-pesado segue vago

Divulgação/Facebook UFC Brasil

O último pay-per-view do ano do UFC foi realizado na noite deste sábado (10) em Las Vegas (EUA). O UFC 282 teve como atração principal o duelo pelo cinturão vago dos meio-pesados entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev.

Uma luta bastante disputada e com poucos momentos de grande ação foi o main event do card na T-Mobile Arena. Ao final, um raro empate em decisão dividida dos juízes foi o resultado, o que significa que ninguém saiu do octógono como campeão e a cinta segue vaga.

LEIA TAMBÉM

+ Bellator: Juliana Velasquez é finalizada e perde chance de conquistar cinturão

Como foi a luta

O começo da luta foi na trocação, com os dois lutadores procurando ajustar seus golpes e criar situações de perigo em pé. Rapidamente, o russo passou a ter o controle, colocando uma sequência de esquerda e jab e depois, mais outra sequência de golpes que começou a colocar o ex-campeão dos pesados contra a grade.

Blachowicz foi para o segundo round disposto a reagir e sequência de soco e chute incomodam Ankalaev. A luta se mostrava mais aberta, com o polonês ficando longe do raio de ação do russo, que buscava se aproximar mas dois chutes acabaram quase o derrubando. Na sequência, uma tentativa de takedown de Ankalaev não surte o efeito desejado.

Com a perna lesionada, Ankalaev buscou voltar mais ofensivo no terceiro round e apostando na trocação. Mas Blachowicz ficou mais na defensiva e usava bem os chutes para manter o adversário distante. Logo, o russo conseguiu encaixar bons socos e foi para as quedas na parte final, conseguindo derrubar o ex-campeão, mas sem tempo para impor seu jogo no chão.

O quarto round começou com o russo levando a luta para a grade e tentando pressionar o polonês ali. Depois de uma série de ganchos e uppers, Ankalaev finalmente põe Blachowicz para baixo e tentando trabalhar o wrestling, mas o ex-campeão conseguiu puxar o rival contra a grade e a luta ficou aberta por um momento, mas logo Ankalaev retomou as ações para dominar no solo.

E o russo foi para a tentativa de queda logo no começo do quinto round e a conseguiu. No topo, Ankalaev mantinha o controle e Blachowicz não conseguia escapar da posição de perigo. No ground and pound, o russo mantinha o polonês sem conseguir espaço. Apesar de alguns momentos que até geraram vaias pela falta da ação, Ankalaev foi na cotovelada para machucar e pontuar neste round decisivo. Ao final, a decisão dos juízes acabou até mostrando o resultado de uma luta que muitos viram como disputada: um empate dividido, o que significa que o título meio-pesado segue sem ter um dono.

‘Paddy the Baddy’ vence mais uma com polêmica

O co-main event do UFC 282 teve uma das sensações do momento do Ultimate, o inglês Paddy Pimblett, enfrentando Jared Gordon. A luta começou disputada, com Gordon conseguindo dois potentes golpes, que foram respondidos por ‘Paddy the Baddy’, num primeiro round que se mostrou bastante disputado à medida que ambos iam para a trocação.

O equilíbrio seguiu na segunda parte da luta, com boa trocação de ambos os lados e o inglês tendo uma chance de tentar finalizar ‘Flash’. Os dois lutadores conseguiam desenvolver o ritmo do combate muito bem, mas sem grande contundência nos golpes. No terceiro round, o jogo foi mais no solo e no clinche, agora com pouca efetividade uma vez com os dois no chão. Ainda assim, Pimblett acabou sendo visto pelos juízes como o melhor da noite e venceu a luta na decisão dos juízes, bastante contestada por quem viu Gordon como o mais ofensivo.

A noite dos ‘brasileiros honorários’

Não houve brasileiros de ‘sangue’ no UFC 282, mas dois lutadores com ligações com o país subiram ao octógono neste sábado. O argentino Santiago Ponzinibbio, que morou e treinou em solo brasileiro, passou certo sufoco na luta contra Alex Morono. No final de um primeiro round sem muita emoção, uma paulada de direita de Morono o derrubou e quase encerrou a luta. A reação do argentino viria a partir do segundo round, quando conseguiu controlar melhor as ações da luta. E culminou no terceiro, quando quase foi para o chão com outra paulada do rival, mas uma bela direita de Ponzinibbio foi o suficiente para este vir para cima e garantir a vitória.

Também tendo treinado e vivido no Brasil, Darren Till foi outro a buscar a reabilitação no Ultimate diante de Dricus du Plessis. E foi o sul-africano a dominar a luta, usando bem as quedas e usando bem o ground and pound para minar o inglês, especialmente no primeiro round. Till até reagiu no segundo, aproveitando momento de cansaço do rival, aplicando boas joelhadas e cotoveladas. Mas no terceiro e decisivo assalto, uma boa queda rendeu a Du Plessis um mata-leão certeiro que lhe deu a vitória

Garoto prodígio’ vence na estreia

Contratado pelo UFC quando tinha apenas 17 anos, depois de atuação na Contender Series, Raul Rosas Jr fez sua primeira luta no Ultimate neste sábado, já com 18 anos completos. E não tomou conhecimento de Jay Perrin, conseguindo a queda e o finalizando com um mata-leão para vencer a primeira luta de um talento precoce no MMA.

Resultados UFC 282 – Blachowicz x Ankalaev

Card principal

Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev empatam em decisão dividida dos juízes (cinturão dos meio-pesados segue vago)

Paddy Pimblett venceu Jared Gordon por decisão unânime dos juízes

Santiago Ponzinibbio venceu Alex Morono por nocaute técnico (2:29 do R3)

Dricus du Plessis venceu Darren Till por finalização (2:43 do R3)

Ilia Topuria venceu Bryce Mitchell por finalização (3:10 do R2)

Card preliminar

Raul Rosas Jr venceu Jay Perrin por finalização (2:44 do R1)

Jairzinho Rozenstruik venceu Chris Daukaus por nocaute (0:23 do R1)

Edmen Shahbazyan venceu Dalcha Lugiambula por nocaute técnico (2:41 do R2)

Chris Curtis venceu Joaquin Buckley por nocaute (2:49 do R2)

Billy Quarantillo venceu Alexander Hernandez por nocaute técnico (4:30 do R2)

T.J Brown venceu Erik Silva por finalização (3:41 do R3)

Cameron Saaiman venceu Steven Koslow por nocaute técnico (4:13 do R3)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo