Futebol Internacional

Villarreal segura pressão do Arsenal, empata fora de casa e chega a sua primeira final europeia

John Walton / Via Imago Images

O Villarreal empatou com o Arsenal em 0 a 0 no Emirates Stadium na partida de volta da semifinal da Liga Europa e garantiu vaga na final da competição. Após vencer o jogo de ida por 2 a 1 em casa, o resultado de hoje foi o suficiente para a classificação da equipe.

A partida começou em um ritmo devagar. As duas equipes se estudaram bastante, o que diminuiu a quantidade de chances na primeiro tempo. Depois do intervalo, o Arsenal cresceu e incomodou mais o adversário, mas a pressão não foi o bastante para furar a boa defesa do Villarreal. A trave ainda salvou os espanhóis em dois momentos

Final da Liga Europa

(Foto: Divulgação/EuropaLeague)

A final será disputada no dia 26 de maio no Stadion Energa Gdańsk, na Polônia, entre Villarreal e Manchester United – que, apesar da derrota de hoje, se classificou sobre a Roma. Se o Submarino Amarelo vencer a competição, garante vaga na próxima Liga dos Campeões. Os Red Devils já estão praticamente confirmados na Champions pelo bom desempenho na Premier League, mas se conquistarem a Europa League, serão cabeça de chave de algum grupo e poderão enfrentar adversários menos fortes.

Unai Emery participará de sua quinta final de Liga Europa. O técnico espanhol foi tricampeão com o Sevilla entre 2014 e 2016 e ficou na segunda colocação em 2019 quando comandava o Arsenal. O Villarreal conta com o bom aproveitamento do treinador para conquistar pela primeira vez a Europa League. O Manchester United chega à segunda final da competição. Em 2017, a equipe treinada por José Mourinho venceu o Ajax por 2 a 0 e adicionou mais um troféu à coleção.

+ Decisão da Europa League terá quase 10 mil torcedores presentes

O jogo

O Villarreal começou melhor a partida, colocou pressão na saída de bola dos donos da casa e levou mais perigo nos minutos iniciais. Aos 5′, Chukwueze bateu colocado de longe, mas Leno fez grande defesa. Aos 23′, outra boa chance dos visitantes: Dani Parejo cobrou falta, e a bola resvalou na rede por cima do gol.

Na segunda metade da primeira etapa, o Arsenal melhorou e equilibrou o jogo. Aos 26′, Aubameyang acertou a trave após chutar de trivela. Aos 39′, o capitão da equipe recebeu bom passe de Smith Rowe, cortou para o meio de bateu com a perna direita. O goleiro Rulli se enrolou com a bola, mas conseguiu fazer a defesa em dois tempos.

No segundo tempo, o jogo mudou de cenário: o Arsenal voltou do intervalo mais incisivo e ameaçou mais o Villarreal. Aos 47′, Pépé recebeu uma cavadinha de Tierney e bateu bonito, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, Bellerín cruzou e Rulli desviou de leve. A sobra ficou com Smith Rowe, que tentou um chute colocado por cima, mas errou o alvo por pouco.

O Villarreal respondeu aos 53′: após roubada de bola no ataque, o Submarino Amarelo avançou em superioridade numérica. Gerard Moreno recebeu dentro da área, puxou para a esquerda, mas bateu fraco e Leno defendeu com tranquilidade. Aos 58′, Pino cruzou fechado por baixo, mas Leno desviou para escanteio.

O zagueiro Holding teve duas oportunidades de cabeça. Aos 71′, Saka cobrou falta, mas a finalização passou por cima do gol. Aos 74′, o cruzamento foi de Pépé, e cabeçada passou perto da trave direita do goleiro. Aos 79′, Bellerín cruzou para Aubameyang, que tentou pelo alto e acertou, de novo, a trave.

Nos últimos minutos, Arteta colocou Willian, Gabriel Martinelli e Lacazette, mas as mudanças não resultaram em gol. Mesmo com forte pressão, a defesa espanhola prevaleceu sobre o bom ataque londrino.

+ Premier League anuncia Man United x Liverpool para dia 13 de maio

+ Premier League confirma jogos com 10 mil torcedores nas rodadas finais

Próximos compromissos

Ambas as equipes voltam a campo no próximo domingo (dia 9) pelas ligas nacionais. O Arsenal recebe o West Bromwich, e o Villarreal enfrenta o Celta de Vigo, do técnico Eduardo Coudet.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo