Corinthians

Vítor Pereira elogia Telê Santana e diz: “Competência não tem nacionalidade 

Vítor Pereira elogia Telê Santana e diz: “Competência não tem nacionalidade 
Foto: Agência Corinthians

O técnico Vítor Pereira foi apresentado nesta sexta-feira como o novo treinador do Corinthians, dentre as diversas perguntas feitas a ele em coletiva realizada no CT Joaquim Grava, o português se entusiasmou em responder sobre quais eram suas inspirações na profissão, e para o gajo, uma grande referência para ele é o brasileiro Telê Santana

“Eu lembro das seleções do Brasil, algumas delas brilhantes, que me fizeram chorar. Em Portugal, nossa segunda seleção é a brasileira. Temos uma seleção que compete em alto nível, mas na minha juventude era o Brasil. Se quiséssemos ir até o fim no Mundial, era com o Brasil, o Brasil que chegava até o final. Me acostumei a ver grandes jogadores brasileiros”

Outros nomes que marcaram a carreira de Vítor Pereira foram Cruyff, Arrigo Sacchi e Guardiola

Em termos de clube, o Telê Santana, as equipes dele… Telê, Cruyff, Arrigo Sacchi, Guardiola, foram pessoas que viram o futebol mais para frente. Conseguiram projetar um futebol, em sua época, de uma qualidade de vinte anos a frente. E o Telê Santana foi um deles. Aquela equipe do São Paulo do Telê tinha muita qualidade“, exaltou Vítor Pereira

Dentre os técnicos portugueses, Vítor Pereira destacou o trabalho de Jorge Jesus, e vê o seu estilo semelhante ao ex-comandante do Flamengo

“Já joguei algumas vezes contra ele, como devem imaginar. É um treinador que imprime um ritmo forte no jogo. Nossa escola portuguesa vai um pouco nessa linha de imprimir intensidade, mas uma intensidade com qualidade. Se for uma intensidade de ganhar, perder, ganhar e perder a bola, não é qualidade”

Com estreia marcada para o próximo sábado, justamente contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Paulistão, o treinador encara o Brasil como um novo aprendizado. 

Já tivemos muitos treinadores brasileiros em Portugal. Tenho, por princípio, que competência não tem nacionalidade, não tem idade. Conheço treinadores mais velhos e mais jovens com muita qualidade. Não tem cor. Competência ou você tem ou você não tem. A vinda de treinadores estrangeiros, eu se fosse técnico brasileiro, encararia de uma forma como oportunidade de perceber coisas novas. Vir para cá é um desafio no sentido de perceber a realidade do Brasil, de aprender com os treinadores brasileiros”

Ele prosseguiu comentando sobre essa troca de conhecimento que será possível de vivenciar entre os técnicos brasileiros e os estrangeiros. 

“Acredito que vou trazer alguma coisa nova com o nosso trabalho, algum upgrade ao futebol brasileiro. Se eu fosse brasileiro, seria uma oportunidade ver treinadores de outros países trabalhar. E para nós é uma experiência de jogar de três em três dias, muita competição, jogadores de qualidade”

Por fim, Vítor Pereira ainda foi questionado sobre a Seleção Brasileira

“Há quantos dias cheguei mesmo? (risos) É a primeira vez que venho, tenho que procurar um apartamento em São Paulo, estudar as equipes, os treinadores brasileiros, os estrangeiros que aqui estão, os atletas. Qualidade em termos técnico não falta. Não há um país no mundo com tanto talento como o Brasil. Portugal também produz, somos pequenos, mas produzimos. Eu prefiro avaliar primeiro do que já me meter nesse assunto (risos). Me faça essa pergunta daqui um tempo (risos)”,brincou. 

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo