Fortaleza

Vojvoda comenta sobre momento decisivo do Fortaleza na atual temporada: “é um time que tem resiliência”

Reprodução / TV Leão
Reprodução / TV Leão

Na noite deste domingo (12), na Arena Castelão, o Clássico das Cores entre Fortaleza e Ferroviário terminou em 1 a 1, pelo jogo de ida semifinais do Campeonato Cearense. Os gols da partida foram marcados por Felipe Duarte, pelo Ferrão, e Lucero, pelo Leão do Pici. Em coletiva após o jogo, Vojvoda analisou a partida contra o rival cearense e também alguns pontos da próxima partida pela Libertadores, confira.

– SOBRE O MOMENTO DECISIVO E COMO ENCARAR OS ADVERSÁRIOS MAIS DIFÍCEIS PARA VOLTAR AO CAMINHO DAS VITÓRIAS

“Estamos em um momento que não é fácil, pois estamos vindo de duas derrotas e começamos perdendo um jogo que a gente não merecia perder, mas isto é futebol. Acredito que temos jogadores inteligentes, com personalidade, muitos deles passaram por esses momentos no ano passado, e temos que estar juntos, continuar trabalhando e acreditando, reconhecendo que temos que melhorar e estar juntos nesses momentos, pois acho que esse é o caminho para sair desta situação, que é até curta. É um time que tem resiliência, que já demonstrou que vai sair deste pequeno momento que atravessa.” – disse Vojvoda

– SOBRE O JOGO CONTRA O CERRO E SE O FATOR PSICOLÓGICO PODE SER O PRINCIPAL

“Isso é uma realidade que temos que enfrentar, temos jogadores que estão preparados para essa situação. O psicológico muitas vezes vira em um minuto, muitas vezes começa o jogo e tudo pode virar com um gol, com um expulso… O psicológico sempre está no futebol, mas é uma parte a mais de todos jogo, então acho que estamos com uma realidade que é um placar onde contra, e temos que trabalhar nosso jogo de todo aspecto.” – disse o técnico.

– SOBRE O JOGO CONTRA O FERROVIÁRIO E SOBRE A SEMANA QUE ESTÁ POR VIR

“Foi um jogo onde o time teve o controle a partir da posse de bola, mas se complicou em algumas transições. Também controlamos as transições, mas algumas após um escanteio a favor pôde complicar a gente. Não tivemos essa fluidez do jogo quanto a essa circulação rápida, temos que jogar a bola mais rápida e saber interpretar os momentos onde temos jogar rápido, jogar com paciência, movendo o adversário e criando situações de gol. Tivemos finalizações e opções claras. O Ferroviário é um time que tem bons atacantes, acho que controlamos bem em determinado momento, mas foi um empate, acho que merecíamos marcar um gol antes, mas conseguimos um empate e agora é pensar na quinta e depois, novamente no jogo da volta da semifinal.” – finalizou Vojvoda

– SOBRE O FAVORITISMO E SOBRE A POSSIBILIADE DE DECISÕES POR PÊNALTIS NOS PRÓXIMOS JOGOS

“Enquanto ao favoritismo, assumimos isso porque ganhamos o Cearense e a Copa do Nordeste no ano passado, e estamos na Libertadores, assumimos e sabemos do nosso favoritismo e da nossa responsabilidade, mas sabemos que isso também é futebol, porque o adversário quer jogar com o Fortaleza e quer ganhar do Fortaleza, então temos que estar preparados para isso. Em determinados momentos como hoje, vamos oscilar, mas eu confio que temos qualidade e personalidade para no momento em que estivermos perdendo virar o jogo. Quanto às penalidades, sim é uma parte a mais que pode ocorrer nesta série de jogos, e vamos trabalhar como se trabalha todos os outros aspectos do jogo.” – disse Vojvoda.

CONFIRA OUTROS PONTOS DA COLETIVA DO TÉCNICO DO FORTALEZA

– VOJVODA COMENTOU SOBRE A EQUIPE QUE INICIOU A PARTIDA E TAMBÉM SOBRE O FERROVIÁRIO

“Falamos que o adversário está fazendo uma boa temporada, mas para este jogo como para todos lançamos ao campo o melhor que poderíamos, alguns jogadores não tiveram uma boa recuperação depois de quinta, há jogadores que não foram nem ao banco. Pacheco, Tinga e Ceballos ambos com problemas, e jogadores que jogaram não estavam em condições de começar o jogo, então começamos como sempre com o time que eu considerava melhor quanto a parte física, mas são muitos jogos seguidos e quando você joga quinta e domingo, o time de quinta não é o mesmo que o de domingo. Mas esse é o calendário, é o futebol brasileiro e os jogadores conhecem isso, eu também, e temos que preparar nossa cabeça e o físico dos jogadores para que cheguem bem em cada partida.”

– SOBRE A MUDANÇA DE SISTEMA (3-5-2) E O MOTIVO DA MUDANÇA

“Quando planejamos a partida sempre pensamos em nós e analisamos o adversário, mas nessa partida pensando em NÓS, não teríamos laterais se é que me compreende, não estava Tinga e nem Dudu, não estava Pacheco e nem Lucas Esteves, entende? Não teríamos laterais para linha de 4 que estamos acostumados a jogar ultimamente. Mas a linha de três, esse time já jogou muitas vezes com Crispim e Pikachu jogando de alas, então foi esse o planejamento do jogo pensando no que tínhamos disponíveis. Temos um bom elenco, confio no elenco que tenho e temos que continuar acreditando nos jogadores, trabalhar juntos e nos fazermos fortes nesse momento.”

– SE O NÍVEL DO CAMPEONATO CEARENSE SURPREENDE

“Não surpreende, acho que em determinados anos há times que provocam uma surpresa, que necessitam de uma atenção a mais, o Ferroviário é um deles, que há demonstrado no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste que tem bons jogadores no ataque, uma boa estrutura. Então, sempre há times que fora os que são chamados “grandes” que sempre estão surpreendendo, ano passado foi o Iguatu, esse ano estão novamente na semifinal, igualmente o Ferroviário. O futebol, os times menores também vão incorporando ferramentas, incorporando jogadores, trabalho e estruturas para crescer.”

SE O FORTALEZA AINDA TRABALHA OU PENSA EM ALGUMA CONTRATAÇÃO

“O clube está trabalhando ainda nisso porque a janela não fechou, mas eu particularmente estou muito focado nas partidas do momento, quando tem partidas a cada três dias, quando o elenco já está próximo de estar completo meu foco tem que ser nos jogadores que tenho aqui, porque eles são os que vão responder, outros que possam vir posso olhar, posso dar minha aprovação ou não, mas eu tenho muito claro que os jogadores que vão responder são os que aqui estão, mas o clube continuar trabalhando nisso e minha decisão é se aprovo ou não, porém meu foco é nos que estão aqui e se estão bem ou não.”

– RODÍZIO ENTRE OS GOLEIROS E SE PRETENDE CONTINUAR NESSA ALTERNÂNCIA

“Quantos aos goleiros ano passado aconteceu o mesmo, é uma questão de rendimento e eu tenho que tomar decisões, então em cada partida não foi um rodízio, mas sim decisões como qualquer posição do campo. Essa é a resposta, sempre fiz do mesmo jeito. Compreendo que é uma posição particular, mas é um jogador mais de time e temos quatro goleiro, dos quais dois tem muita experiência como Fernando Miguel e João Ricardo.”

– SOBRE JÚNIOR SANTOS, SE ESTÁ DISPONÍVEL

“Está disponível. Jogou na partida passada, hoje entrou Romero. Posso fazer 5 trocas somente, mas é um jogador que está trabalhando como todos e terá oportunidade como todos.”

O Fortaleza volta à campo nesta quinta-feira, onde irá encarar a equipe do Cerro Porteño-PAR, pelo jogo de volta da Fase 3 da CONMEBOL Libertadores, no Estádio General Pablo Rojas, às 19h (de Brasília). Lembrando que o Tricolor do Pici precisa vencer por no mínimo dois gols para se classificar diretamente para a fase de grupos, ou por 1 gol para levar a disputa para a prorrogação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo