Mais Esportes

Brasil se enrola, leva virada da China e perde a segunda na Liga das Nações

china vs brasil liga das nacoes vnl
Foto: Divulgação/FIVB

Brasil x China se enfrentaram nessa quarta-feira (08) pelo encerramento da terceira semana da Liga das Nações e fizeram um jogão digno de clássico mundial. Em terceiro lugar na tabela, a seleção brasileira precisava da vitória para tentar terminar a semana em liderança, enquanto as chinesas buscam crescer na reta final da primeira fase para entrar no grupo dos quatro classificados para o Final Four.

A SEMANA DO BRASIL NA LIGA DAS NAÇÕES

+Brasil bate a Sérvia sem dificuldades e encosta na liderança da Liga das Nações

+Brasil passa pela Bélgica em sets diretos e garante vice-liderança na classificação da VNL

Zé Roberto escalou o melhor que tem no momento para encarar as chinesas, com Macris, Tandara, Gattaz, Carol, Fernanda Garay, Gabi e a líbero Camila Brait. Do outro lado, ainda sem poder contar com os reforços de peso que ainda estão cumprindo quarentena obrigatória em Bolonha – liderados por Ting Zhu, Lang Ping mandou à quadra inicialmente Yang, Wang, Li, Zhang, Yao e a líbero Wang.

As brasileiras começaram a partida impondo seu ritmo contra as chinesas. Com Tandara imparável no ataque e com Camila Brait e Gabi impecáveis na defesa subindo a maioria das bolas que chegavam, Macris trabalhou bem com o passe na mão e pode distribuir as bolas maestria, colocando as centrais no jogo. Assim, a seleção abriu boa vantagem e fechou o primeiro set com folga no placar: 25-18.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Na parcial seguinte, o time verde e amarelo seguiu com o mesmo ímpeto ofensivo e liderou o marcador até o meio do set, quando a China começou a crescer. Com Zhang comandando no ataque, as chinesas começaram a forçar a equipe brasileira a errar. Pensando em voltar a comandar o jogo, Zé Roberto fez a inversão de 5×1 na parte final da parcial e trocou Macris e Tandara por Rosamaria e Dani Lins. Apesar da experiência, a campeã olímpica não entrou bem e cometeu dois toques na sequência da sua entrada na partida. Com os sucessivos erros na recepção e armação, a China se aproveitou e fechou o set: 1 x 1: 18-25 e 25-22.

Foto: Divulgação/FIVB

No terceiro set, a seleção chinesa aproveitou o embalo da vitória na parcial anterior e comandou o jogo. Com Zhang eficiente no ataque, as asiáticas não deram chance para o Brasil e viraram a partida: 2 x 1: 18-25, 25-22 e 25-20. Entretanto, na quarta parcial o Brasil conseguiu se recuperar e chegou a abrir 7 x 1 no início do set. Bem no ataque e aparecendo na defesa, Carol Gattaz foi fundamental para o empate brasileiro. A central marcou cinco pontos e foi a segunda maior pontuadora do Brasil na parcial, ao lado de Gabi, e apenas atrás de Garay, com 6. Assim, a seleção brasileira fechou a parcial fazendo incríveis 25-13: 2×2.

No tie-break, a China não se acovardou na partida após a derrota acachapante na parcial anterior e iniciou o quinto set na frente. Zhang seguiu comandando as chinesas no ataque e dando trabalho para a defesa brasileira. Por sua vez, o Brasil seguiu apostando suas fichas no entrosamento caseiro vindo do Minas entre Macris e Gattaz. Com Tandara sendo pouco utilizada pela levantadora brasileira desde meados do quarto set, o ataque chinês apareceu mais e Zhang fez a diferença. Vendo o adversário com vantagem de dois pontos no final do set (12-10), Zé Roberto fez a inversão com Dani e Rosamaria e apesar de dar um sobrevida às brasileiras no jogo, não deu para impedir a vitória chinesa por 3 sets a 2: 18-25, 25-22, 25-20, 13-25 e 15-12.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo