Campeonato Brasileiro

Ceará e Flamengo se enfrentam de olho em ‘desempate’ no Brasileirão

Foto: Divulgação / CearaSC.com

POR ALEXANDRE CORRÊA E RAFAELA BRASILEIRO

Pela 17ª rodada, Ceará e Flamengo se enfrentam de olho em “desempate” no Brasileirão, neste domingo (22). Isso porquê, desde o retorno do alvinegro à elite do futebol brasileiro em 2018, foram seis duelos e três vitórias para cada lado. O Vovô recebe os cariocas querendo repetir o feito da temporada passada, quando venceu os jogos de ida e volta. Já o Rubro-Negro, chega à capital cearense pensando em vencer com placares maiores, como foi em 2018 e 2019. A bola rola às 16h, na Arena Castelão.

LEIA MAIS:
+ Ceará x Flamengo: Prováveis escalações, palpites, desfalques e onde assistir

+Ceará x Flamengo: Leandro Pedro Vuaden será o árbitro da partida

+Com 3 vitórias para cada lado, Ceará e Flamengo tem retrospecto igualado desde a volta do Vovô a elite

Na oitava colocação do 23 pontos, o Ceará vinha de uma sequência de 11 jogos sem perder, até ser batido pelo Corinthians na última rodada. Derrota que, além de mostrar uma série de situações que poderiam ter sido diferentes com mudanças na escalação de Guto Ferreira, também trouxe críticas devido à forma que a equipe vem jogando.

Em 16 partidas, o clube de Porangabuçu empatou oito, venceu cinco e foi derrotado três vezes. Mas, apesar dos números não serem ruins e esse estar sendo o melhor início do clube na Série A na era dos pontos corridos, a forma que a equipe vem jogando tem preocupado boa partida da torcida alvinegra.

No entanto, receber o atual bicampeão brasileiro, que vem de grande fase, num momento em que o Vovô tem buscado uma afirmação dentro do campeonato, pode ser crucial para o caminhar da disputa. Mesmo que o elenco carioca seja muito superior ao cearense, o Vovô tem totais condições de vencer em seus domínios. Em 2018, o Alvinegro ganhou por 1 a 0, com gol de Leandro Carvalho, no Maracanã, já no fim da partida. Na temporada passada, a equipe de Guto Ferreira venceu por 2 a 0 tanto no Castelão quanto no Rio de Janeiro, tendo somado seis pontos sobre os rubro-negros.

Para esse confronto de tamanha importância ao Alvinegro, que pode até mesmo terminar a rodada na sexta posição em caso de vitória, algumas mudanças deverão ser feitas. Richard e Buiú não treinaram durante a semana, pois estavam sob cuidados do departamento médico, e são dúvidas. Caso suas ausências sejam confirmadas, Vinicius Machado e Gabriel Dias devem sair jogando. No setor ofensivo também deve sofrer alterações. Rick e Airton devem entrar nas vagas de Mendoza e Cléber, respectivamente.

Se for derrotado, o Ceará precisará torcer por empates nos duelos entre Athletico-PR e Corinthians, e Santos e Internacional, todos estão com 21 pontos. Com exceção do time paranaense, que tem 23.

O Flamengo vem embalado após a classificação para as semifinais da Libertadores. Além disso, Renato tem que preparar a equipe para arrumar espaço para os recém contratados Kenedy e Andreas Pereira.

O primeiro deve ter dificuldade em entrar na equipe titular, pois o quarteto de frente rubro-negro vive grande fase. Andreas deve disputar a vaga no meio campo com Diego, para jogar ao lado de Arão. No entanto, para a partida contra o Ceará nenhum dos dois ainda estreará.

Com as partidas decisivas da Libertadores ainda distante, essa é a chance do Flamengo encurtar a distância do líder Atlético-MG. No entanto, o Rubro-Negro vem desfalcado para o confronto deste domingo: Arrascaeta, Bruno Henrique, Thiago Maia, Rodrigo Caio e Renê estão fora. Assim, Renato deve colocar Vitinho e formar a dupla de zaga com Léo Pereira e Bruno Viana.

Caso vença o Ceará, o Flamengo torcerá por um tropeço do Galo para encurtar a distância, que hoje é de 10 pontos. Apesar da grande diferença, o clube carioca tem duas partidas a menos, o que faz essa diferença cair para apenas quatro em caso de dois triunfos para a equipe de Renato.

O favoritismo é do Flamengo. Porém, uma coisa ainda coloca medo na torcida Rubro-Negra: o setor defensivo. Mesmo com 10 vitórias em 11 partidas sob o comando de Renato, o Flamengo ainda não conseguiu convencer a torcida de que tem uma defesa sólida. Talvez a chegada de David Luiz, que a diretoria vem avaliando, faça com que a equipe suba de patamar e encontre o tão esperado equilíbrio entre a defesa e o ataque.

Ceará e Flamengo duelam neste domingo (22), às 16h, na Arena Castelão, pela 17ª da Série A do Campeonato Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo