Olimpíadas

Cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio 2020 finalizam um ciclo com passagem de bastão para Paris 2024

cerimônia de encerramento
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Último ato das Olimpíadas de Tóquio 2020, a cerimônia de encerramento dos Jogos aconteceu na manhã deste domingo (08) e já nos deixou preparados para o próximo destino olímpico: Paris, em 2024. Com uma forte mistura entre as raízes e a modernidade, o evento reuniu os atletas das delegações que anida estavam na capital japonesa, para encerrarmos de maneira oficial mais um ciclo olímpico, que segundo o presidente do COI, Thomas Bach, foram “os Jogos Olímpicos de esperança, solidariedade e paz”.

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

Diferente da abertura do evento, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 todas as delegações entraram juntas, cada uma com o seu representante carregando a sua bandeira. Pelo Brasil, a medalhista pela ginástica Rebeca Andrade foi a responsável por levar a flâmula nacional.

Pautada sobre o tema “Mundos que compartilhamos“, a cerimônia reforçou a cada momento uma das questões mais importantes desta edição das Olimpíadas: a união. Mesmo sem público, o clima de festa regado com muita dança, música e tradição fizeram do último ato japonês aquilo que se espera de uma cerimônia de encerramento olímpica. Com apresentação da Tokyo Ska Paradise Orchestra, a parte artística da cerimônia foi uma verdadeira festa, com o objetivo de dar aos atletas uma experiência imersiva, como se estivessem fazendo um passeio por Tóquio, uma vez que isso não foi possível por decorrência da pandemia.

Mesmo com toda a interatividade proporcionada pela tecnologia, que garantiu a participação do público ao redor de todo o mundo, a tradição esteve fortemente presente no evento. Além dos acontecimento já conhecidos, como a execução do hino e o hasteamento da bandeira da Grécia, a música e as danças tradicionais do Japão fizeram parte da cerimônia.

Por fim, Tóquio 2020 ainda agradeceu a todos os voluntários que fizeram parte da organização do evento, essenciais para que os Jogos pudessem acontecer da maneira mais organizada e segura possível, e a cerimônia de pódio da maratona foi parte da festa de encerramento.

O Brasil na Cerimônia de Encerramento de Tóquio 2020

Carregando a bandeira do nosso país, a ginasta Rebeca Andrade foi a responsável por representar o Brasil na entrada das delegações na Cerimônia. Além de Rebeca, outros cinco brasileiros estiveram presentes no evento: Hebert Conceição, representando os atletas ao lado da nossa porta-bandeira, Francisco Porath, treinador da nossa medalhista na ginástica, representando todos os técnicos, Bira, o funcionário mais antigo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), representando todos os funcionários que estiveram em Tóquio, Drª Ana Corte, representando todos os médicos da delegação e Sebastian Pereira, vice-chefe da missão brasileira em Tóquio

O início da jornada rumo a Paris 2024

Com a participação de cenas ao vivo da capital francesa, o novo ciclo olímpico já começou com muita festa. Em um evento organizado em na próxima cidade olímpica para a exibição do vídeo de apresentação dos próximos Jogos, a população francesa comemorava junto aos medalhistas franceses de Tóquio 2020 o retorno do evento para Paris, 100 anos após a última edição na cidade.

O presidente francês Emmanuel Macron também teve a sua contribuição neste início. Em vídeo, Macron apareceu na montagem de apresentação das Olimpíadas de Paris 2024 para dizer o lema olímpico: “Mais alto, mais rápido, mais forte. Juntos!”

Com a bandeira olímpica sendo baixada ao som do hino olímpico, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, e o presidente do COI, Thomas Bach, entregaram a flâmula que carrega os anéis olímpicos à prefeita de Paris Anne Hidalgo, simbolizando a passagem do bastão para Paris 2024.

Por fim, a cerimônia se encerrou com um convite, chamando todos para participarem dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com abertura programada para o dia 24 de agosto.

Leia Mais:

+Brasil perde para Estados Unidos em três sets e leva a prata no vôlei feminino

+Bia Ferreira conquista a primeira prata do boxe feminino brasileiro

+Nordeste no topo! Região brilha e é destaque do Brasil em medalhas nas Olimpíadas de Tóquio

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo