Corinthians

Comitê Disciplinar da Conmebol vai analisar imagem de corinthiano rasgando dinheiro em La Bombonera

Conmebol vai analisar imagem de torcedor do Corinthians rasgando dinheiro. Foto: Marcelo Endelli/Getty Images.

O Comitê Disciplinar da Conmebol vai analisar imagens de um torcedor corinthiano rasgando notas de Pesos Argentinos na arquibancada do Estádio La Bombonera momentos antes do jogo entre Boca Juniors e Corinthians, pela Libertadores.

O ato foi uma provocação do torcedor por conta da crise econômica que a Argentina atravessa e da desvalorização da moeda local em relação ao Real. Na cotação atual, 1 Peso Argentino equivale a cerca de R$ 0,04.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Dessa forma, o Corinthians pode acabar enquadrado no Artigo 10.2 do Código Disciplinar da Conmebol que condena “o uso de gestos, palavras, objetos ou outros meios para transmitir qualquer mensagem inadequada em um evento esportivo, principalmente se for de natureza política, ofensiva ou provocativa”. O Timão pode ter como pena desde uma multa até ter que jogar com portões fechados.

O Corinthians já foi multado em 30 mil dólares no dia 24 de junho pelo mesmo motivo destacado no Artigo 10.2. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Disciplina da Conmebol, Eduardo Gross Brown, afirmou que corinthianos fizeram gestos provocativos a torcedores do Boca.

No dia 13 de abril, durante a partida entre River Plate e Fortaleza, torcedores do clube brasileiro também foram flagrados rasgando dinheiro no Estádio Monumental de Núñez, mas nenhuma denúncia foi aberta junto à Conmebol.

Conmebol vai analisar imagem de torcedor do Corinthians rasgando dinheiro. Foto: Marcelo Endelli/Getty Images.

+ Conmebol divulga áudio do VAR em pênalti cometido por Raul Gustavo

+ “Já virou uma rivalidade”, diz Paulinho sobre classificação em cima do Boca

+ Corinthians supera traumas e vai às quartas de final da Libertadores pela primeira vez em dez anos

No jogo de ida entre Corinthians e Boca Juniors, três torcedores do time argentino foram presos e outros dois foram detidos por conta de atos racistas e nazistas na Neo Química Arena.

No fim de junho, a Conmebol aplicou uma multa de 100 mil dólares (R$ 524 mil) ao Boca Juniors por atos racistas dos torcedores em La Bombonera durante a partida contra o Corinthians, no dia 17 de maio.

No mês anterior, o Corinthians enviou dois ofícios à Conmebol solicitando punição ao Boca Juniors. O clube também havia emitido uma nota, no qual o clube se posicionou contra as manifestações de racismo dos argentinos.

A Conmebol endureceu as regras de prevenção ao racismo e, de acordo com o Código Disciplinar da entidade, quem cometer esse tipo de crime receberá uma multa com valor mínimo de 100 mil dólares, como aconteceu com os argentinos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo