Geral

Corinthians se prepara para volta de público ao estádio e negocia valores com Caixa Econômica Federal

Estádio do Corinthians, Neo Química Arena, voltará a receber público a partir do dia 05 de outubro de 2021. Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians.
Estádio do Corinthians, Neo Química Arena, voltará a receber público a partir do dia 05 de outubro de 2021. Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians.

O retorno do público ao estádio do Corinthians está cada vez mais próximo de ocorrer. Em nota oficial divulgada na noite passada, o clube alvinegro disse que: “recebe com satisfação e responsabilidade a autorização para retorno do público, em 30% da capacidade da Neo Química Arena”. O comunicado foi publicado após a reunião do Conselho Técnico de Clubes na tarde de ontem, terça-feira (28).

A reunião ocorreu cerca de uma semana do governador do estado de São Paulo, João Doria, liberar o retorno do público aos estádios, permitindo a ocupação de 30% de capacidade a partir do dia 04 de outubro. Na última quinta-feira (23), Doria anunciou a decisão, cedendo às pressões dos dirigentes dos principais clubes paulistas, já que o governador havia sido inicialmente contrário a ideia.

Diante do retorno do público, o Timão se prepara também para organizar seus cofres. Segundo o UOL Esporte, o clube possui um acordo apalavrado de renegociação de suas dívidas com a Caixa Econômica Federal que lhe permite embolsar 100% do lucro arrecado nas futuras bilheterias desta temporada. A projeção é que se os valores de ingresso forem semelhantes aos da temporada pré-pandemia (2018-2019), levando em conta as restrições de capacidade e o número de jogos restantes como mandante, a verba gire em torno de R$ 5,6 milhões.

A quantia extra chega em momento oportuno. O Corinthians possui uma grande dívida até hoje pelos empréstimos realizados para a construção de seu estádio. Mesmo que o acordo verbal com a Caixa preveja o pagamento de uma única parcela anual em torno de R$ 37 a 39 milhões e com primeira cobrança agendada para novembro de 2022, o clube se encontra em situação de apuros financeiros. Qualquer forma de arrecadação monetária é vista com bons olhos pela diretoria, que se viu aliviada com o retorno de uma suas principais fontes de renda.

Embora esteja satisfeito com a volta de seu público, o Corinthians reafirmou seu alinhamento com as autoridades de saúde e com a adoção de medidas sanitárias. Em sua nota, o clube alvinegro pediu aos torcedores que sigam o mesmo compromisso e tenham responsabilidade. Confira a nota na íntegra:

O Sport Club Corinthians Paulista recebe com satisfação e responsabilidade a autorização para o retorno do público, em 30% da capacidade da Neo Química Arena. Desde o início da pandemia, o clube sempre fez questão de estar alinhado com as autoridades de saúde, em nome da segurança de seus torcedores e do controle eficaz da pandemia, a despeito do custo econômico dos portões fechados. O Corinthians observará os cuidados e protocolos definidos pelos comitês de saúde a fim de que, progressivamente, haja confiança para o aumento da capacidade, conforme for determinado. Esperamos e pediremos a nossos torcedores o mesmo compromisso e responsabilidade.

FIEL DE VOLTA

Com a liberação a partir do dia 04, o primeiro compromisso do Corinthians, em casa, é no dia seguinte, 05 de outubro, às 21h30, horário de Brasília, diante o Bahia. As próximas partidas do Timão como mandante e que podem também contar com a presença do público são contra: Fluminense, Chapecoense, Fortaleza, Cuiabá, Santos, Athletico-PR e Grêmio.

A torcida corintiana volta a Itaquera depois de mais de um ano afastada por conta da pandemia. A última partida com a presença do público no estádio foi no dia 26 de fevereiro de 2020, diante do Santo André, pelo Campeonato Paulista da temporada passada. Na ocasião, o confronto terminou em um empate por 1×1.

Torcida na Arena Corinthians antes da proibição no Campeonato Paulista, em fevereiro de 2020. Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians.

A expectativa é de que a presença da Fiel ajude o Corinthians a recuperar o saldo negativo do time em casa. Como mandante, o Timão finalizou o primeiro turno com sua pior campanha, desde a inauguração de seu estádio em 2014. Em 2021, a Neo Química Arena foi palco de apenas duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

Além disso, o retorno do público pode fazer com que o Timão embale sua sequência de invencibilidade e se mantenha firme na briga por uma vaga na Libertadores de 2022.

Para saber mais e acompanhar tudo sobre seu time do coração, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo