Futebol Internacional

FIFA define vagas para novo Mundial de Clubes em 2025; confira

Mundial de Clubes
Foto: Divulgação/FIFA

O Conselho da FIFA se reuniu nesta terça-feira (14) e, além de outros anúncios, confirmou que o novo Mundial de Clubes será disputado em 2025, entre junho e julho, e definiu quantas vagas cada Confederação terá direito.

Conforme já anunciado em dezembro de 2022, a competição passará a contar com 32 clubes, ao invés dos atuais sete. E, nesta terça, o Conselho aprovou por unanimidade que a UEFA terá o maior número de clubes – 12. A Conmebol terá direito a seis vagas, AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (Américas Central e Norte) terão quatro cada, além de uma vaga destinada a OFC (Oceania) e também uma vaga ao país-sede do evento.

O local do futuro torneio, porém, ainda não foi informado pela entidade. Em 2023 e 2024, o sistema atual será mantido, com sete clubes participantes e será realizado na Arábia Saudita entre 12 e 22 de dezembro.

As 12 vagas destinadas à Europa era uma exigência dos clubes europeus para sua participação, e acabou sendo acatada. A América do Sul ficou com metade dessas vagas, que terão seus critérios de classificação a serem definidos por cada Confederação.

+Danilo está próximo de renovação com a Juventus

O mais provável é que os torneios continentais existentes sejam utilizados como classificação ao torneio. Na América do Sul, quatro campeões da Libertadores e mais dois da Copa Sul-americana deverão ficar com as vagas, enquanto na Europa os campeões da Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference deverão disputar o Mundial, que passará a ocorrer a cada quatro anos.

Para saber tudo sobre futebol, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Se os clubes campeões da Liberta até 2025 ficarem com quatro vagas, Palmeiras (2021) e Flamengo (2022) já estão classificados, enquanto que Athletico e Independiente Del Valle correm por fora como campeões da Sul-americana.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo