Estamos à beira de um fim de semana inesquecível na La Liga Santander, uma rodada com enormes implicações na cúpula que briga pela taça em particular. O líder Atlético de Madrid visita o FC Barcelona, terceiro classificado, no sábado (08), seguido pelo Real Madrid, segundo classificado, que recebe o Sevilla FC, em quarto, no domingo (09). Esses seis pontos podem ser cruciais para determinar a classificação e o título da liga mais competitiva do futebol europeu.
O primeiro dos jogos de grande sucesso é Barça x Atleti às 11h15 (de Brasília), na manhã de sábado. A equipe de Diego Simeone conquistou o título de 2013/2014 em pleno Camp Nou, na última rodada dessa temporada, mas o treinador argentino ainda não venceu um jogo individual lá. Até a vitória por 1-0 sobre os Blaugranas no Wanda Metropolitano no início desta temporada, Simeone não havia batido o clube culé na LaLiga Santander. Agora, ele está procurando uma dobradinha, ciente de que qualquer coisa, exceto a vitória, tiraria o controle da disputa pelo título das mãos do clube da capital.
Vai ser uma partida divertida por muitos motivos, com vários confrontos individuais intrigantes. Lionel Messi enfrentará seu amigo íntimo e companheiro de equipe de longa data, Luis Suárez, pela primeira vez em um duelo entre clubes, enquanto a batalha de Kieran Trippier e Jordi Alba por seu flanco pode durar muito tempo. Marc-André ter Stegen e Jan Oblak, dois dos melhores goleiros da Europa, também podem ter um papel vital a desempenhar.
Não importa qual seja o resultado em Camp Nou no sábado, Real Madrid x Sevilla FC às 16h (de Brasília) na noite de domingo será outro jogo crítico na corrida pelo título. A derrota do Rojiblanco na última segunda-feira para o Athletic Club significa que eles estão agora a seis pontos do primeiro lugar, mas ainda há muito pelo que jogar, já que os andaluzes procuram manter o ritmo no topo e lutar por uma vaga na Supercopa da Espanha do próximo ano.
Julen Lopetegui terá quase toda a sua equipe disponível quando visitar seu antigo clube, enquanto os homens de Zinedine Zidane podem sentir algum cansaço após sua partida no meio da semana na Liga dos Campeões. O Sevilla não vence os Blancos desde 2008, é verdade, mas está tendo uma das melhores temporadas de sua história e poucos se surpreenderiam se recuperassem de uma reviravolta na capital espanhola.
Essas duas lutas de pesos pesados claramente se destacam na lista de jogos da 35ª rodada, mas há várias outras lutas intrigantes também. Os primeiros jogos têm grandes implicações na batalha contra o rebaixamento, já que o Elche CF, que está em penúltimo lugar, visita a Real Sociedad na tarde de sexta-feira (07), com o objetivo de mostrar o quanto melhorou desde a derrota por 3-0 com a La Real em seu primeiro jogo da temporada 2020/2021.
Depois, no primeiro jogo de sábado (08), o D. Alavés vai buscar os três pontos frente ao Levante UD, pois pretende afastar-se ainda mais da zona de rebaixamento – já que atualmente está apenas um ponto acima da zona de segurança. O SD Huesca, am antepenúltimo, pode ver a viagem de sábado para medir forças com o Cádiz CF como uma boa oportunidade de somar pontos. Ainda no sábado, um pouco mais tarde, haverá uma grande partida em Bilbao: com o Athletic Club a receber um baita rival do Norte, o CA Osasuna. Estes dois vizinhos têm travado algumas batalhas físicas e divertidas ao longo dos anos, enquanto os dois clubes têm vários jogadores nas suas equipes atuais que anteriormente jogaram pelo outro lado.
O SD Eibar dá início à ação de domingo (09) e vai fazê-lo cheio de confiança depois da grande vitória por 3-0 sobre o Alavés no último fim de semana. A equipe continua na parte inferior da tabela por enquanto, mas renovou a esperança de conseguir uma grande escapada e sabe que recuperar os três pontos da diante do Getafe CF é imprescindível.
O Real Valladolid é a última das equipas ameaçadas de rebaixamento a jogar este fim-de-semana e poderá estar entre os três últimos classificados quando defrontar o Valencia CF, em Mestalla. Todos os olhos estarão voltados para o banco de reservas do Valência, onde o treinador interino do clube, Voro, estará novamente no comando após a demissão de Javi Gracia. Los Che ainda não está totalmente a salvo da ameaça de rebaixamento, então Voro vai tentar consertar isso rapidamente. Por falar nos clubes da Comunidade Valenciana, o Villarreal CF encara o RC Celta no terceiro encontro de domingo, com a batalha entre os avançados espanhóis Gerard Moreno e Iago Aspas – os melhores marcadores espanhóis na LaLiga esta temporada – pegando fogo. No primeiro turno, o Submarino Amarelo conquistou uma grande vitória por 4-0 quando visitou Vigo, por isso Aspas e companhia podem querer vingança.
Depois, como já foi citado, Real Madrid e Sevilla fecham a ação de domingo, antes de um derby da Andaluzia para completar a rodada, com o Granada CF fazendo a curta viagem para o oeste em direção à casa do Real Betis na segunda-feira (10). Há muito risco, já que o Bétis chega neste fim de semana na última vaga europeia, em sétimo com 51 pontos, enquanto o Granada é o mais próximo dos adversários, em oitavo, seis pontos atrás. Isso deve ser fascinante, já que os dois rivais locais lutam pela chance de explorar a Europa na próxima temporada.
O atual campeão da La Liga é o Real Madrid, comandado pelo treinador Zidane e que recentemente foi eliminado da Champions League para o Chelsea, na semifinal.
+Koeman sobre suspensão na La Liga: “Acho que é pessoal”
+Clássicos entre os postulantes ao título esquenta rodada da La Liga
+Alejandro ‘Papu’ Gomez: cinco coisas que talvez você não saiba sobre ele
Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e no Youtube.