Corinthians

Proposta de jogo de Tiago Nunes é cada vez mais evidente no Corinthians; entenda

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Quando anunciado como novo treinador do Corinthians, Tiago Nunes era visto como um dos expoentes da nova cultura do clube. Foi pensando em um futebol diferente, propositivo, que o presidente Andrés Sanchez o tirou do Athlético-PR, onde venceu uma Copa do Brasil e uma Sul-Americana. Com a reformulação do elenco alvinegro, o técnico teve que se reinventar para tentar aplicar a sua ideia de jogo. Hoje, o Corinthians já tem a sua cara.

Ainda no Campeonato Paulista, Tiago Nunes falou sobre essa nova proposta cultural do Corinthians. Deu até um prazo: 30 jogos para que o time entendesse os conceitos novos e conseguisse os aplicar em campo. Agora, o treinador já esteve à frente da equipe em 24 partidas.

Fortes sinais

A proposta de Tiago Nunes é clara: manter a posse de bola com um jogo posicional. Isso já começa a ficar evidente desde a construção da jogada, e Cássio tem sido muito eficiente com os pés. As triangulações para sair do campo de defesa são ponto alto do estilo corintiano, abrindo espaços na no meio-campo adversário.

O problema tem sido na fase final da construção. Assim como outros times que detém a posse e jogam majoritariamente no campo adversário, o Corinthians coloca seus dois zagueiros próximos à faixa central. Os laterais abertos, gerando amplitude e superioridade numérica pelos lados, também são fundamentais. A movimentação no último terço, entretanto, tem sido ponto negativo.

Com Fagner e Sidcley próximos à faixa final do campo, os pontas ocupam os semiespaços, mas não têm conseguido utilizá-los. Com isso, o ataque alvinegro já fica “encaixotado”. Somado a esse fato, a pouca movimentação não abre espaços na defesa, o que dificulta ainda mais as chegadas do Corinthians à área.

Número mostram um novo Corinthians

Segundo levantamento do SofaScore, o Corinthians é o quinto time com mais posse de bola no Campeonato Brasileiro (54.8%). Fica atrás apenas de Flamengo, Athlético-PR, Atlético-MG e São Paulo, quatro equipes com foco enorme na retenção da bola. É, também, o quarto em passes certos por jogo, com 464.

E mesmo com dados elevados no que diz respeito à posse, a equipe de Tiago Nunes tem bons números no cuidado com a bola. O Corinthians tem cinco entre os 35 jogadores com mais passes certos por jogo na competição: Gil é o terceiro, com 75.7, seguido por Danilo Avelar (59.3), Gabriel (46.7), Cantillo (45.5) e Sidcley (43.8). Além disso, dentre os 50 atletas que mais perdem a bola no Brasileirão, o alvinegro só é representado por Araos (29°). Ou seja, para uma equipe que tem a posse por bastante tempo e joga, principalmente, no campo adversário, o Corinthians erra pouco.

E mesmo com críticas em relação à intensidade, ainda mais na última partida, no empate diante do Fortaleza, o time chega ao gol. Nos dois últimos jogos, o Corinthians registrou 44 finalizações, uma média de 22 por partida. Em todo o campeonato, o Timão tem média de 12 chutes a gol por jogo, o que mostra a evolução da equipe de Tiago Nunes. Resta saber se, no 30° duelo à frente do alvinegro, o treinador já terá sua ideia sendo claramente executada em campo.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo