O contratação do volante Rômulo pegou grande parte da torcida do Cruzeiro de surpresa. Feita sem muito alarde, a negociação só veio a público com o anúncio oficial do clube, bem diferente do que se viu na compra de Yeison Guzmán, por exemplo, e o jogador desembarcou em Belo Horizonte já no dia da oficialização.
Em sua segunda passagem pelo Cruzeiro, Rômulo chegou como um jogador diferente daquele que deixou o clube, em 2011. Antes lateral-direito, o atleta se tornou volante nos dez anos que passou na Itália, e a experiência de ter jogado no velho continente por tanto tempo, inclusive em potências como a Juventus, ao lado de nomes como Andrea Pirlo e Cláudio Marchisio, parecem ter feito muito bem ao jogador.
Até então, Rômulo ainda não iniciou nenhuma partida como titular, muito por ter ficado cerca de um ano sem atuar entre o final de sua passagem no futebol italiano e o retorno ao Cruzeiro. Apesar do camisa 27 celeste se declarar volante, o treinador Felipe Conceição tem optado por lançá-lo na vaga de meia, sempre substituindo o terceiro elemento do meio de campo celeste.
Números de Rômulo
A cada vez que Rômulo entra em campo, mesmo que por poucos minutos, é nítida sua excelência técnica, em domínios, forma de prender a bola e visão de jogo. Também é frequente vê-lo orientando os companheiros, com um papel de liderança imprescindível num time que tem bastante juventude e atletas com experiência em times menores.
Desde seu retorno ao Cruzeiro, Rômulo disputou quatro partidas, entrando em todas no segundo tempo, com um total de 88 minutos jogados, 22 por jogo, em média. Seu aproveitamento nos passes é impressionante, acertando 36 dos 40 tentados, o que representa 90% de eficiência. O jogador também tentou dois lançamentos, acertando um, e teve sucesso na única virada de bola que efetuou.
Apesar de auxiliar na marcação, Rômulo não tem cometido muitas faltas, tendo feito somente duas desde seu retorno. No momento ofensivo, o meio-campista celeste deu uma assistência, para Felipe Augusto, contra o Coimbra, e tentou duas finalizações, uma delas no alvo. Na última partida, a vitória do Cruzeiro sobre o América-RN, pela segunda fase da Copa do Brasil, o jogador esteve próximo de voltar a marcar pela Raposa, ao mandar um belo voleio “sem pulo” no travessão. Os números foram disponibilizados pelo site especializado em estatísticas no futebol Footstats.
Disputa por posição
Apesar dos números de Rômulo serem positivos, principalmente pelo pouco tempo que passou em campo, sua qualidade técnica é um diferencial nítido e boa parte da torcida já espera sua utilização como titular. Agora resta saber se Felipe Conceição seguirá utilizando-o como terceiro homem, numa briga por posição com os meias, ou como segundo volante, posição que vem sendo ocupada por Matheus Barbosa, autor do gol da vitória na última partida.
A chegada de Yeison Guzmán, meia-atacante anunciado nesta quinta-feira (15), também pode interferir na utilização do jogador em campo. Mas os torcedores já começam a sonhar com uma dobradinha entre o jovem colombiano e o ítalo-brasileiro. Agora, tudo fica nas mãos e na cabeça de Felipe Conceição.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.