Em mais uma partida dura e com grande influência da arbitragem, o Santos não conseguiu quebrar o tabu e segue sem vencer o Fortaleza no Castelão neste século. Os gols da partida foram marcados por Sanchez, a favor da equipe paulista, e Lucas Crispim, que fez valer a lei do ex e marcou para a equipe cearense. O jogo ainda contou com dois gols anulados para o tricolor e um pênalti defendido por João Paulo, do Santos.
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO SOBRE O SANTOS? ENTÃO SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK. E NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Analisando os números da partida, o domínio do Fortaleza sobre o Santos é evidente. Apesar da posse de bola bem distribuída, com 53% a favor do Peixe e 47% a favor do Leão do Pici, o equilíbrio da partida termina por aqui. Do lado alvinegro, oito finalizações, uma única grande chance criada e um cruzamento certo. Para o tricolor, 13 finalizações, três grandes chances e sete cruzamentos bem executados.
Os números da defesa também apontam para um Santos mais recuado, que sofreu pressão durante o jogo. Foram nove desarmes, 13 interceptações e 20 cortes para o Peixe, enquanto o Fortaleza realizou sete desarmes, dez interceptações e nove cortes. Direcionando o olhar para o tempo de jogo em cada área do campo, o meio e a zona defensiva santista concentraram 77% do tempo de bola da partida, enquanto apenas 23% do jogo foi disputado na defesa do Leão. Além disso, o pênalti defendido e os dois gols anulados reforçam a ideia de que o setor defensivo alvinegro foi mais utilizado que o do tricolor.
Leia mais sobre o Santos:
+Fortaleza desperdiça chances no Castelão e apenas empata com o Santos
+João Paulo vê empate justo contra o Fortaleza, mas ressalta que Santos poderia ter vencido
+Sereias perdem, mas ainda acreditam na classificação: “não tem nada perdido”
Mesmo com o desempenho abaixo do esperado, este foi o melhor resultado do Santos no duelo desde 2019, quando o Fortaleza se firmou na Série A do Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram disputadas cinco partidas entre as equipes, das quais três foram no Castelão. O alvinegro perdeu dois dos três jogos, e com o empate deste domingo (15) conseguiu atingir pouco mais de 11% de aproveitamento ao conquistar seu primeiro ponto na casa do adversário nos últimos 15 anos. A última vitória alvinegra na casa do Leão do Pici aconteceu em março de 1984, há mais de 35 anos.
Após o empate, o Peixe volta a sua atenção para a Conmebol Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (19) o Santos vai até o Estádio Nicolás Leoz no Paraguai para disputar a segunda partida das quartas de final da competição contra o Libertad. Um empate é suficiente para que a equipe brasileira se classifique para a semifinal do torneio.