São Paulo

São Paulo e Santos duelam pela liderança geral do Paulistão

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)

San-São entre líder e vice-líder da tabela geral promete ser agitado

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

São Paulo e Santos se enfrentam nesta quarta-feira (14), às 19h30 (de Brasília), no Morumbis. O confronto é válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2024. Esse será um confronto entre líder (Santos com 16 pontos em 7 jogos) e vice-líder (São Paulo com 13 pontos em 6 jogos) da tabela geral, trazendo para esse San-São um ar de “jogo de 6 pontos”.

O clássico já começou movimentado antes mesmo do apito inicial. Isso porque na última segunda-feira (12), a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou que a partida seria apitada por Édina Alves Batista, fato que incomodou o lado santista. A árbitra teve um desempenho polêmico quando apitou o San-São no Campeonato Paulista de 2022. No dia seguinte ao jogo, a FPF, após analisar as imagens dos lances polêmicos, admitiu que não foram marcados dois penaltis para a equipe santista.

Com o anúncio de que Édina apitaria novamente um clássico entre São Paulo e Santos, torcedores do Peixe se mostraram inconformados nas redes sociais. O Santos se manifestou oficialmente sobre a decisão através de uma nota oficial.

“Sobre a escolha da árbitra Edina Alves para apitar o clássico São Paulo e Santos no Morumbis, o Santos FC respeita a decisão, espera que graves erros da árbitra no passado tenham servido de reflexão e aprimoramento em seu nível técnico para que possa conduzir junto com seus auxiliares um jogo tão importante da 1ª fase do Campeonato, sem prejuízo ao espetáculo, para que os protagonistas da partida sejam os atletas.”

COMO CHEGA O SÃO PAULO

Após um início de ano mágico com quebra de tabu na Neo Quimica Arena e título de Supercopa do Brasil diante do rival Palmeiras, o Tricolor paulista enfim conheceu sua primeira derrota no ano diante da Ponte Preta, em Campinas. Após o jogo, Carpini tratou de minimizar o revés e disse que a partida “não muda em nada nas convicções da equipe”.

Apesar de um elenco qualificado, o Carpini vê o leque de opções diminuindo graças as lesões que vem acontecendo na equipe. Galoppo e Rato foram substítuidos no último confronto após sentirem dores. O argentino conseguiu se recuperar e estará a disposição para o San-São, enquanto que o ponta-direita, líder de assistências da equipe do ano, será baixa.

Lucas Moura, principal nome do plantel são-paulino, também está fora devido a uma lesão sofrida ainda na estreia contra o Santo André. Alisson, por sua vez, cumpriu suspensão automática contra a Macaca está a disposição de Thiago Carpini. Michel Araújo está recuperado de uma amigdalite e também é reforço para a partida.

Mais do que a briga com o Santos pela liderança geral, o São Paulo primeiramente pensa em se desgarrar de seus adversários do grupo D, já que Novorizontino e São Bernardo, ambos com 12 pontos (e 1 jogo a mais), seguem de perto o Tricolor paulista.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

COMO CHEGA O SANTOS

Apesar do empate com gosto amargo na última partida diante do Mirassol, o Santos chega em alta para o clássico contra o São Paulo. O Alvinegro Praiano vem de 4 partidas sem ser derrotado (3 vitórias e 1 empate) e quer manter a liderança geral do Paulistão.

O Peixe montou um elenco experiente para a dura temporada de 2024 que terá pela frente. Os nomes trazidos foram questionados pela imprensa se teriam capacidade de assumir a responsabilidade de vestirem a camisa santista em um momento delicado.

Sem alarde, os reforços foram mostrando em campo que podem somar e vem mostrando seu valor. Nomes como Otero e João Schmidt estão apresentando um bom futebol e serão importantes no clássico contra o São Paulo.

Giuliano é uma das baixas importantes para o San-São, assim como Cazares que foi substítuido no jogo contra o Corinthians após sentir dores. Por outro lado, Felipe Jonathan e Julio Furch, recuperados de lesão, e Joaquim, que cumpriu suspensão no último jogo, estão a disposição.

Após 3 anos longe das fases de mata-mata do Paulistão, o clube da Vila Belmiro parece cada vez mais próximo de quebrar esse tabu em 2024. Com 16 pontos em 7 jogos, o Santos tem larga vantagem para o segundo colocado Ituano, que somou apenas 4 pontos em 7 partidas disputadas.

ÚLTIMO CONFRONTO

O último confronto entre São Paulo e Santos aconteceu na 34ª rodada do último Brasileirão, na Vila Belmiro, e terminou em 0 a 0.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

São Paulo: Rafael; Moreira, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia e Alisson; Erick, Luciano e Galoppo; Calleri. Técnico: Thiago Carpini.

Desfalques: Igor Vinícius, Lucas Moura, Rafinha, Rodrigo Nestor e Wellington Rato (lesões).

Santos: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Nonato; Otero, Guilherme e Willian (Furch). Técnico: Fábio Carille.

Desfalques: Alex Nascimento, Alison, Cazares, Giuliano, Jorge, Kevyson, Sandry e Zabala (lesões).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo