O segundo amistoso preparatório para a Liga das Nações (VNL) entre a Seleção Brasileira de vôlei masculino e a Venezuela foi realizado na tarde deste sábado (22), na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sem dificuldades, o elenco comandado pelo técnico Carlos Schwanke repetiu o placar da primeira partida e fechou o duelo com parciais de 25×15, 25×18 e 25×17.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Escalação Seleção Brasileira
Formação inicial: Cachopa (levantador), Maurício Souza (central), Maurício Borges (ponteiro), Leal (ponteiro), Flávio (central), Alan (oposto) e Maique (líbero). Reservas: Bruninho, João Rafael, Wallace, Matheus Pinta, Vaccari, Isac, Douglas Souza, Thales e Felipe Roque. Técnico: Carlos Schwanke. Lucarelli e Lucão foram poupados.
Escalação Venezuela
Formação inicial: Chema (levantador), Valencia (central), Willner Rivas (ponteiro), Fayola (ponteiro), Verdi (central), Gomez (oposto) e Mata (líbero). Reservas: Aramando, Fernando, Rodriguez, Oramas, Colina, Eliecer Canelo e Maita. Técnico: Ronaldo Sarti.
+ Felipe Roque renova com EMS Taubaté Funvic para temporada 21/22
O JOGO
Auxiliar de Renan Dal Zotto e treinador interino até as Olimpíadas de Tóquio, Schwanke optou por iniciar o amistoso com outro sexteto. Yoandy Leal e Maurício Borges formaram a dupla de ponteiros no primeiro set e garantiram a parcial ao Brasil. Ao engatar ótima sequência de saques, Leal possibilitou uma vantagem ao elenco brasileiro e confirmou o bom momento na rede.
Embalado pelo 25×15, o comandante do Brasil começou a rodar o time e voltou a utilizar Felipe Roque e João Rafael, que entraram durante o primeiro jogo. Apesar do 3×0 conquistado pelos saques do ponteiro Maurício, os venezuelanos elevaram o nível de voleibol e engrossaram o duelo. Depois de alguns erros cometidos por Roque e João Rafael, os taubateanos se recuperaram e confirmaram belos pontos para a amarelinha, ampliando a diferença sobre os adversários.
A Seleção Brasileira chegou a abrir mais de oito pontos de diferença, entretanto, após erros de recepção e bloqueios vencedores dos atletas da Venezuela, o Brasil teve dificuldade em manter a larga vantagem. Campeão olímpico em 2016 e capitão da equipe, Bruninho entrou na inversão de 5-1 e ajudou na recuperação psicológica. Os novatos Gabriel Vaccari e João Rafael deram conta do recado e saíram de quadra com a vitória.
Próximo amistoso
O último confronto sul-americano antes da VNL será realizado na manhã deste domingo (23), também na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro. A TV Globo e o Canal Sportv2 transmitirão a partida, que está marcada para às 10h05, horário de Brasília.