Lutas

Comissão australiano descarta suposta irregularidade de Islam Makhachev no UFC 284

Luta entre Volkanovski e Makhachev no UFC 284 (Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC)
Divulgação/Instagram Oficial UFC

A polêmica sobre a acusação feita por Dan Hooker de que Islam Makhachev teria usado terapia intravenosa para se reidratar depois da pesagem do UFC 284 foi um dos assuntos da semana pós-evento e que gerou resposta do órgão que sancionou o evento, realizado em Perth (AUS).

Bob Kucera, presidente da comissão atlética do estado da Austrália Ocidental, disse ao site MMAFighting que ‘não existe evidência’ alguma de que o russo usou tal procedimento, considerado ilegal nas regras do antidoping do UFC.

LEIA TAMBÉM

+ UFC Vegas 69: Erin Blanchfield vence Jéssica Bate-Estaca por finalização

– A comissão não possui evidências conclusivas de que algum atleta que tenha lutado no UFC 284 tenha descumprido normas da WADA (Agência Mundial Antidopagem) ou da comissão. A comissão não recebeu qualquer reclamação relacionada a qualquer lutador que esteve no evento – afirmou Kucera.

Em postagem no Twitter, Hooker acusou Makhachev de ter usado de terapia intravenosa depois da pesagem para a luta contra Alexander Volkanovski, de quem é colega de equipe. O lutador afirmou que teria provas para confirmar tal manobra, mas não fez qualquer menção de as apresentar na rede social e nem ouve qualquer tipo de reclamação feita para a comissão para investigar o caso.

Terapias intravenosas são consideradas ilegais segundo as regras do programa antidoping do Ultimate, este liderado pela USADA (Agência Antidopagem dos Estados Unidos). A proibição se deu por conta do uso deste procedimento para mascarar possível uso de substâncias proibidas por conta dos lutadores, com as regras limitando o uso destas em 100 mililitros a cada 12 horas, exceto em casos permitidos pelos médicos.

Eugene Bareman, treinador de Hooker e Volkanovski, falou ao programa ‘The MMAHout’ que não tinha informações se houve tal irregularidade e se Makhachev teria a cometido ou se teria sido feita por Zubaira Tukhugov, colega do russo e que também lutou no UFC 284.

Ali Abdelaziz, agente do campeão peso-leve do UFC, rebateu as acusações feitas por Hooker. Durante a semana, a USADA enviou um email aos lutadores informando das regras sobre o uso de tal terapia e as permissões que esta poderá conceder para seu uso.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo