Automobilismo

Verstappen domina do começo ao fim e vence o GP da Áustria

Verstappen conquista 42ª vitória na carreira (Foto: Divulgação/Red Bull)

Verstappen é líder por 60 voltas e domina o GP da Áustria para conquistar sétima vitória no ano

Foto: Divulgação/Red Bull

Neste domingo (2), aconteceu o GP da Áustria, a nona etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1, que teve Max Verstappen como o vencedor. O holandês havia feito a pole na última sexta e na corrida só não liderou quando fez sua parada, no restante dominou e venceu com folga. Leclerc ficou em segundo e Pérez em terceiro.

+ Casa da Red Bull, GP da Áustria deve contar com domínio da RBR e boas brigas no restante do top 10

A largada do GP da Áustria foi bem limpa entre os pilotos na frente do grid, entretanto na parte de trás tivemos alguns problemas. Na primeira curva, Tsunoda tocou um carro da Alfa Romeo e acabou perdendo um pedaço da sua asa, este incidente acabou forçando um safety car. Apesar do começo levemente caótico, Verstappen manteve a liderança durante todo o início e até chegou a abrir uma vantagem bem confortável para Leclerc, que estava sendo apertado por Sainz.

Na volta 14, Hulkenberg acabou tendo um problema no carro e teve que abandonar a prova, com isso o safety car virtual foi acionado e diversos carros foram para os boxes e trocaram seus pneus. Nesses pit stops, a Ferrari acabou fazendo uma parada ruim com Leclerc, que acabou custando caro para Sainz que perdeu duas posições.

Neste momento da corrida os pilotos estavam sofrendo muito com os cortes de curvas e diversos pilotos foram punidos com cinco segundos e alguns chegaram a receber punições de 10 segundos pelos cortes de pista.

Apesar de Sainz ter perdido duas posições na parada, o espanhol conseguiu recuperar as duas rapidinho na volta 21, sendo uma delas com uma boa briga entre ele e Pérez.

Na volta 24, Verstappen acabou parando e durante 11 voltas o GP da Áustria teve um líder que não fosse o holandês. Leclerc e Sainz chegaram a ficar na frente do bicampeão, porém nas ultrapassagens o piloto da Red Bull mostrou que ele está em outro nível e voltou para a liderança com tranquilidade.

Na reta final da corrida, Pérez e Sainz travaram mais um ótimo duelo pelo terceiro lugar e o mexicano levou a melhor para conquistar a última vaga no pódio. Atrás dos dois pilotos ficou Lando Norris, que em certos momentos esteve muito perto de ficar no pódio, porém seu carro está muito distante da Ferrari e RBR, com isso teve que se confortar com o 5º lugar.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Nas últimas voltas, a Red Bull pediu para Verstappen não parar e não tentar a volta mais rápida, porém o bicampeão estava determinado a conquistar todos os pontos possíveis no fim de semana. Com isso, o Super Max parou, colocou pneus macios e conquistou o ponto extra para selar o fim de semana perfeito na Áustria.

A Fórmula 1 retorna na sexta (7), com os treinos livres do GP da Inglaterra. No domingo (9), acontece o GP de Silverstone.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo