Ceará

Ceará monta planejamento para João Victor ganhar ritmo de jogo após período lesionado; entenda

Formando e revelando talentos no futebol brasileiro, o Ceará irá montar um planejamento para João Victor ganhar ritmo após período lesionado. Convocado duas vezes pela Seleção Brasileira Sub-17, o joia do Vovô está há mais de dois meses sem aparecer na lista de relacionados da equipe profissional.

Principal nome até então entre as revelações do Alvinegro na temporada 2021, João Victor não vem sendo relacionado pelo técnico Guto Ferreira desde o dia 2 de junho, no empate com o Fortaleza pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. Isso acontece porque o jogador ficou um tempo fora dos jogos para melhorar o condicionamento físico antes de se apresentar à Seleção de base e, após seu retorno ao clube, precisou se afastar dos gramados por lesão.

Visando o retorno do atleta ao “time de cima”, o Ceará tem feito um planejamento para que o ponta possa voltar a atuar. Com isso, João Victor tem sido utilizado nas equipes de base do Vovô. Presente em duas partidas do Brasileirão de Aspirantes, nas derrotas para CRB-AL e Fortaleza, João Victor integrará o elenco alvinegro no duelo contra o Cruzeiro, no próximo domingo (15), fora de casa, pela 11ª rodada do Brasileirão Sub-20.

Ele está agregado ao (elenco) profissional, mas não tem jogado. Em planejamento feito junto base/profissional, ele fará jogos no sub-20 e 23 para ganhar minutagem e ritmo, pois ficou um longo período lesionado também“, revelou Alessandro Queiroz, gerente das categorias de base do clube, com exclusividade ao Esporte News Mundo.

João Victor em ação contra o CRL-AL, pelo Brasileirão Sub-23. Foto: Divulgação/CearaSC.com

Para essa temporada, o Vovô não tem feito uma campanha tão boa no Brasileirão de Aspirantes como foi na passada, quando se sagrou campeão com 12 atletas que vinham do sub-20 alvinegro de 2019. Ou seja, o título do campeão brasileiro sub-23 foi conquistado muito com a força de atletas que já jogavam juntos no clube desde as categorias anteriores, além de reforços e jogadores do time principal com idade para atuar entre os mais jovens, como Saulo Mineiro, que estrou na disputa fazendo três gols, e Marthã, e até alguns com idade superior, como foi o caso do goleiro Diogo Silva. Com principais nomes dessa campanha hoje figurando no profissional, como Gabriel Lacerda, Vitor Jacaré, Buiú e o atacante Rick, artilheiro da equipe cearense na Série A, o Vovô sente um pouco de dificuldades.

Esses atletas já fizeram o processo de transição (entre Sub-23 e profissional) que foi coroado com um título. O Gabriel Lacerda é um atleta titular. Se não é titular, mas com status de titular. O Rick ano passado jogou o Sub-23 algumas partidas. A gente tinha um time feito em casa de 2019“, comentou o dirigente da base.

– Esse ano estouraram poucos atletas no Sub-20, aí a gente usa o nosso Sub-20 atual com atletas que ainda tem idade de Sub-23 que estão no profissional, que é o caso do Wendson, Hélio Borges, o Cristiano que estava emprestado ao Confiança-SE e voltou, participou da campanha do ano passado. O Alessandro lateral-esquerdo – pontuou.

Além de ter fornecido jogadores importantes para o time de cima, a equipe de transição não teve reforço de com a chegada de jogadores de fora. No ano passado, um dos destaques foi Wesley Pimbinha, que chegou ao clube após ser dispensado do Ferroviário acusado de ameaçar um colega de equipe, segundo contou o então técnico Marcelo Vilar. Ainda há outro fator contra é o pouco entrosamento devido ter atletas que integram à equipe Sub-17 até jogadores mais jovens do principal.

– Ano passado veio o Wesley, que foi contratado para o futebol profissional e acabou sendo utilizado no Sub-23. O Luan, que no início do ano foi dispensado do profissional, e o Saulo Mineiro que tinha idade Sub-23 e veio para ganhar ritmo, porque fez uma cirurgia no coração, e foi de uma utilidade enorme. O processo aqui é realmente de integração com todas as categorias. O Sub-23 esse ano teve um jogo aqui que jogamos com quatro meninos do Sub-17 no nosso time. O Sub-20 estava jogando em Porto Alegre – contou.

Mesmo confiando no potencial da atual equipe de aspirantes, o dirigente alvinegro acredita que 2022 será um ano de grandes colheitas entre as revelações. Para ele, apesar da importância de vencer as competições Sub-23, o mais importante é formar atletas para que o clube possa revelar grandes talentos. E o atacante João Victor é, com toda certeza, uma das principais promessas da Cidade Vozão, centro de treinamento espefícico para as categorias de base do Alvinegro de Porangabuçu.

– O processo é de integração para formar o atleta. O quanto antes, melhor para o Ceará. Lógico que queremos ganhar (jogos pelo Sub-23), mas o principal é a formação, ter atletas de qualidade. Já pensou um João Victor com 17 anos e partidas jogadas pelo time profissional, Sub-23 e Sub-20? Isso dá uma bagagem ao atleta que ele já chego no time de cima, quando for jogar, sem ter medo por já ter enfrentado várias situações de jogo – finalizou.

João Victor e David Souza relacionados para jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão Sub-20. Foto: Divulgação/Instagram

Das oito partidas jogadas pelo atacante na temporada, seis foram contra a equipe principal – três pelo Campeonato Cearense, um na Série A do Campeonato Brasileiro, um na Copa do Brasil e um na Copa do Nordeste– e duas pelo sub-20. Sua estreia profissional aconteceu diante do Grêmio, na primeira rodada do Brasileirão.

João Victor e David Souza, promessas do alvinegro, foram relacionados para a partida de domingo (15), entre Cruzeiro e Ceará, pela 11ª rodada do Brasileirão sub-20. Jogo acontece na Arena do Jacaré, às 15h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo