Seleção Brasileira

Marquinhos Xavier fala sobre dificuldades em primeiro amistoso da Seleção Brasileira de Futsal: ‘Jogo muito físico’

(Foto: Thais Magalhães/CBF)

Na manhã dessa quinta-feira (2), Seleção Brasileira de Futsal bateu a Polônia, por 4 a 1, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo FIFA da modalidade. Após a vitória, o treinador Marquinhos Xavier comentou sobre os obstáculos enfrentados contra a equipe polonesa nesta partida:

– Bastante obstáculos, né? A gente se propôs a isso, a se desafiar também contra um adversário que tínhamos conhecimento amplo da dificuldade. Um jogo muito físico, diferente do jogo do nosso continente. Então a gente propôs essa dificuldade justamente para testarmos tudo isso.

LEIA MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL

+Seleção Brasileira de Futsal vence Polônia no primeiro de dois amistosos

+Ao ENM, ala Arthur fala sobre expectativas para o mundial de Futsal e a responsabilidade de usar a camisa 12

Depois de um primeiro tempo equilibrado, a Seleção Brasileira voltou do intervalo com a intensidade ainda maior e deslanchou no placar. Para Marquinhos Xavier, a amarelinha soube se portar bem dentro da partida, especialmente nos primeiros 20 minutos de jogos, além de conseguir guardar combustível para a segunda etapa:

– Então a equipe foi bem, se portou bem, soube suportar em especial o primeiro tempo. Costumo dizer que no primeiro tempo qualquer equipe no mundo joga. O segredo é você administrar esse combustível para a segunda etapa, e aí acho que o Brasil conseguiu ter um nível de consciência maior, conseguiu entender o que estava acontecendo no primeiro tempo. Então o nosso segundo tempo foi de ajuste, foi de uma oxigenação maior por parte dos atletas para compreender a tarefa que estava para ser feita.

Enquanto a partida ainda estava 2 a 1 para o Brasil, no começo da segunda etapa, o goleiro William saiu do banco de reservas para defender uma penalidade e evitar o gol, que naquele momento, garantiria o empate polonês na partida. Marquinhos Xavier comentou sobre a troca de arqueiros, além de deixar claro que a comissão tem consciência da importância de cada atleta:

– Nós temos uma consciência muito grande de que cada atleta, cada membro, executa bem uma função, tem uma característica específica, municiado pelos dados que a gente tem do departamento de análise, dos nossos auxiliares também. A gente acaba potencializando o que cada um faz melhor. Então já é uma manobra muito conhecida, a troca do goleiro para funções específicas, não só de defesa, mas também específicas de ataque.

Com mais três amistosos pela frente, Marquinhos Xavier projeta um crescimento ainda maior para a Seleção Brasileira, além de relatar como será feito o trabalho para o próximo jogo, que será também contra a Polônia:

– A gente agora trabalha até o próximo jogo em cima dos dados, números, das análises quantitativas e qualitativas, porque às vezes os auxiliares percebem coisas que eu não consigo perceber, e aí a gente vai tentando fazer esses ajustes. Até o final do quarto jogo (último amistoso antes da Copa do Mundo), nós teremos um bom avanço, boa evolução técnica e tática também.

A Seleção Brasileira volta à quadra já no próximo sábado (4), às 13h, para enfrentar a Polônia, mesmo adversário dessa quinta-feira. Além deste confronto, a amarelinha terá mais dois amistosos preparatórios, ambos contra a Sérvia. As datas das partidas são 6 (segunda-feira) e 8 (quarta-feira), ambos às 13h, de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo