Ribamar marcou mais um gol pelo América-MG no Campeonato Brasileiro. Ele chegou a dois tentos seguidos, contra o Internacional e o Bahia. Com Vagner Mancini, deixou de ser banco e passou a ser titular e camisa 9 da equipe mineira. Por característica, é fundamental no novo sistema.
Ele tem três gols pelo Coelho em 19 jogos. Todavia, só virou titular mesmo com a chegada do novo comandante. Além de oferecer o posicionamento, Lucas Ribamar também coloca muita entrega e presença física no ataque.
+América-MG de Mancini tem menos posse, porém cria mais chances; compare os números
O nome de Ribamar acabou virando um meme após sua passagem pelo Vasco. Ele não conseguiu atingir grandes atuações e sobre ele, muitas críticas recaíram. Tecnicamente ele está longe de ser um primor, mas a luta que ele coloca no gramado faz com que as opções que Mancini tem sejam maiores.
FUNDAMENTAL NO NOVO ESQUEMA
+Mancini destaca contribuição de Juninho, quer elenco integrado e mira reforços
Uma da seuas características mais úteis é a capacidade de pivô. A bola entra muito nesses passes mais diretos e o atacante tem a função de segurar a bola e os zagueiros adversários, fazendo com que todo o ataque e meio cheguem para os contra ataques. Principalmente contra o Bahia fez isso demais. O zagueiro Lucas Fonseca teve muita dificuldade em lidar com ele de costas.
Como se não bastasse o desempenho, ele ainda entrega gols. Pelo Vasco, a grande crítica ao seu jogo era perder oportunidades. E de fato, ele perdeu. Mas, se continuar ajudando nas movimentações táticas, é muito difícil que Ribamar saia do comando de ataque do Alviverde mineiro.
Sim, ele acabou virando meme. Mas jogo a jogo Lucas Ribamar vai construindo uma narrativa diferente em seu novo time. Se mantiver esse nível, pode ajudar muito na campanha do América no Brasileirão.