Z - Z Não marcar 3

Torcida do Fortaleza faz mosaicos em protesto contra o racismo

Torcida do Fortaleza faz mosaicos em forma de protesto contra o racismo
Foto: Reprodução/Matheus Amorim/FEC

Nesta noite de quinta-feira (5), Fortaleza e River Plate empataram em 1 a 1 pela Copa Libertadores da América, mas antes da bola rolar a torcida cearense chamou atenção com um protesto. Antes do apito inicial, a torcida fez dois mosaicos para protestar contra o caso de racismo que aconteceu no Monumental de Núñez, na primeira partida entre as equipes na competição.

Naquele episódio, um integrante da torcida argentina arremessou uma casca de banana em direção aos torcedores do Leão do Pici, querendo dizer que a torcida brasileira era composta por macacos. Após isso, o Fortaleza repudiou completamente a ação, assim como o próprio River Plate, que identificou o indivíduo. Mesmo se posicionando contrário ao ato, a CONMEBOL puniu o time argentino em 70 mil dólares.

Por outro lado, como resposta, a torcida tricolor preparou, primeiramente, um mosaico com a frase: “JUNTOS NA LUTA” e a imagem de uma mulher negra ao lado, torcedora do Fortaleza. Essa frase faz referência aos movimentos antirracistas, que sempre tratam o racismo na sociedade como uma luta constante.

Torcida do Fortaleza faz mosaico contra o racismo
Foto: Reprodução/Matheus Amorim/FEC

Logo em sequência, o mosaico se transformou em um outro, agora com uma mensagem ainda mais incisiva e de entendimento mundial: “STOP RACISM”, que, em tradução livre, significa “ACABE O RACISMO”. No mesmo mosaico, aparece o punho cerrado erguido, algo típico dos movimentos antirracistas, como o Black Lives Matter, além da bandeira brasileira.

TORCIDA DO FORTALEZA MANDA UMA MENSAGEM PARA TODOS

Além de combater o próprio caso de racismo, a torcida do Fortaleza também defende as diversas torcidas que foram atacadas nas últimas semanas. Os torcedores de Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Fluminense foram alvos de racismo nessa atual edição da Libertadores. Com exceção do Tricolor das Laranjeiras, todos os casos aconteceram recentemente, nas últimas semanas. Além disso tudo, posiciona-se diretamente contra uma luta social de extrema importância e valor.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo