Classificado para as quartas de final da Libertadores após passar pelo Boca Juniors nos pênaltis em plena La Bombonera, o Corinthians apenas assistiu pela televisão a goleada do Flamengo, adversário da próxima fase, sobre o Tolima.
Até a data dos jogos, daqui cerca de um mês, o Corinthians deverá passar por muitas mudanças: reforços chegando, peças deixando o clube, desfalques se recuperando de lesão.
ADVERSÁRIO
Assim como foi em 1991 e em 2010, o Timão vai encarar o Flamengo pelo mata-mata da Libertadores. O adversário trocou de técnico há menos de um mês. Após um primeiro semestre irregular com Paulo Sousa, o Rubro-Negro acertou a contratação de Dorival Júnior, que venceu cinco e perdeu três jogos desde que assumiu o clube.
Na primeira fase da competição, o Fla liderou o Grupo H, que tinha também Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal, com 16 pontos. Nas oitavas, venceu o Deportes Tolima fora de casa por 1 a 0 e aplicou uma goleada na volta: 7 a 1.
Em relação ao elenco que disputou a fase de grupos, o Flamengo perdeu apenas Andreas Pereira, que voltou de empréstimo ao Manchester United. Éverton Cebolinha já foi anunciado como reforço e Arturo Vidal está próximo de ser anunciado como novo jogador do clube.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
REFORÇOS
Para as quartas de final, o Corinthians sabe que poderá contar com Yuri Alberto. Contratado há duas semanas, o centroavante não pôde ser inscrito nas oitavas e apenas torceu de casa para a classificação do Timão, mas agora será inscrito na Libertadores.
O presidente Duilio Monteiro Alves não revelou quem o Corinthians mira como contratação para o segundo semestre, mas a diretoria do Alvinegro já se reuniu com os representantes de Balbuena e tenta repatriar o zagueiro.
Além do paraguaio, o Corinthians ainda pode trazer novos nomes para a sequência da Libertadores e da temporada. O Time do Parque São Jorge sondou o volante Erick Pulgar recentemente e tenta incorporar mais um meio-campista no elenco.
Também poderão entrar na lista de inscritos os jogadores que retornaram de empréstimo. Ramiro, Mateus Vital, Léo Natel e Madson voltam ao Corinthians após período emprestados e terão a permanência discutida entre diretoria e comissão técnica
SAÍDAS
Até o momento, o Corinthians sabe que não poderá contar com três jogadores para enfrentar o Flamengo. João Victor está negociado com o Benfica por 10 milhões de euros (R$ 55 milhões na cotação atual), enquanto Ivan e Gustavo Mantuan vão para o Zenit por empréstimo como parte da negociação por Yuri Alberto.
O Timão ainda pode ter mais baixas por conta do mercado de transferências. Raul Gustavo e Du Queiroz foram sondados por Milan e Lyon, respectivamente, enquanto Bruno Méndez atrai olhares do Cruz Azul, do México, a pedido do técnico Diego Aguirre.
Lucas Piton foi outro que recebeu sondagens de times europeus e pode deixar o Corinthians. Já Robson Bambu vem perdendo espaço com Vítor Pereira e corre o risco de ser devolvido ao Nice.
DESFALQUES
Uma das maiores preocupações recentes no Corinthians tem sido o grande número de jogadores lesionados. Contra o Boca, por exemplo, Vítor Pereira não teve Fagner, Maycon, Paulinho, Renato Augusto, Adson, Gustavo Mosquito e Júnior Moraes por problemas físicos.
Gil retornou de lesão justamente para o jogo, enquanto Willian até ficou no banco de reservas, mas não entrou em campo. A expectativa é que quase todos estejam recuperados para o confronto contra o Flamengo. Apenas Paulinho, lesionado por toda temporada, é baixa certa.
+ Corinthians treina na Argentina e inicia preparação para encarar o Flamengo pelo Brasileirão
+ ‘Já virou uma rivalidade’, diz Paulinho sobre classificação em cima do Boca
+ Veja quanto o Corinthians já faturou em premiações em 2022
+ Flamengo leva a melhor sobre o Corinthians na Libertadores; veja o retrospecto
CALENDÁRIO
Outro ponto que preocupa Vítor Pereira e sua comissão técnica é o calendário do futebol brasileiro. O treinador já comentou sobre o assunto diversas vezes em tom crítico durante coletivas de imprensa e terá que lidar com a sequência pesada até as quartas da Libertadores.
Com a vaga praticamente encaminhada para as quartas da Copa do Brasil após golear o Santos por 4 a 0 no jogo de ida, o Corinthians não terá nenhuma semana inteira para recuperação e treinamentos até enfrentar o Flamengo. Serão sete jogos na sequência “quarta-domingo” até a Libertadores voltar.