A Inglaterra venceu a República Tcheca nesta terça-feira (dia 22) por 1 a 0 e garantiu a primeira colocação no grupo D da Eurocopa com sete pontos. Raheem Sterling foi o autor do único gol da partida, após cruzamento de Jack Grealish. Mesmo com a derrota, os tchecos também estão classificados para o mata-mata da competição. A vitória da Croácia sobre a Escócia por 3 a 1 iguala tanto a pontuação das seleções de Souček e Modrić quanto o saldo de gols.
Como o confronto direto terminou empatado, o número de cartões amarelos foi decisivo para a definição do segundo e do terceiro colocados. Com quatro cartões a cinco, a Croácia avança na frente da República Tcheca.
A equipe comandada por Gareth Southgate, além de manter a invencibilidade nesta Eurocopa, passa pela fase de grupos sem sofrer gols. Além da Inglaterra, a Itália é a outra seleção cuja defesa não foi vazada na competição. A Suécia é o terceiro time que não tomou gol na competição, mas vai enfrentar Robert Lewandowski amanhã na terceira rodada.
O jogo marcou o retorno de Harry Maguire aos gramados. O zagueiro do Manchester United não atuava desde o dia 9 de maio, quando saiu lesionado na vitória dos Red Devils sobre o Aston Villa, pela Premier League.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Sterling abre o placar; boa atuação do goleiro Vaclík
A Inglaterra começou o jogo melhor, com postura mais agressiva do que nas duas partidas anteriores. Já aos 2′, Shaw lançou Sterling por trás da linha defensiva. O camisa 10 tentou encobrir o goleiro Vaclík, que resvalou na bola, e ela parou na trave. Aos 12′, Kane tocou para Grealish na esquerda, o meia do Aston Villa puxou para o fundo e cruzou na cabeça de Sterling, que só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes e marcar seu segundo gol nesta Eurocopa.
Aos 26′, Maguire encontrou Kane na entrada na meia lua e o atacante dominou, invadiu a área, cortou para o meio e bateu colocado com a perna direita, mas Vaclík esticou o braço esquerdo e fez grande defesa.
A República Tcheca começou a criar chances apenas na segunda metade do primeiro tempo. Aos 28′, Holeš arriscou de longe, mas Pickford voou na bola e fez bonita defesa. No minuto seguinte, após bate-rebate dentro da área inglesa, Souček chutou para o gol, mas a zaga bloqueou a finalização. Aos 35′, o volante do West Ham teve nova oportunidade. Shaw afastou o cruzamento que ia nos pés de Jankto, mas o rebote ficou para Souček, que bateu forte e a bola passou muito perto da trave.
No final da primeira etapa, a Inglaterra teve duas boas chegadas. Aos 37′, Shaw cruzou rasteiro e a bola desviou em Coufal, mas o goleiro estava atento e fez a defesa no chão. Aos 43′, Kane puxou cortou para o meio e arriscou com a perna esquerda para a boa defesa de Vaclík.
+ UEFA rejeita pedido para iluminar Allianz Arena com cores do arco-íris na Euro
Goleiros espectadores no segundo tempo
A etapa final, apesar de ter sido movimentada no meio de campo, não teve nenhuma boa chance de nenhuma equipe. Foram apenas duas finalizações – aos 83′ e nos acréscimos. Todas da República Tcheca. Aos 86′, Rashford fez boa jogada pela direita, invadiu a área e tentou um passe, mas a bola ficou com os tchecos. No entanto, Ševčík foi desarmado por Bellingham, e a bola sobrou para Henderson balançar as redes. O auxiliar assinalou o impedimento do camisa 8, e o VAR confirmou a irregularidade.
+ UEFA pressiona e governo britânico autoriza mais de 60 mil torcedores na final da Eurocopa
Classificados
Ambas as seleções se juntam às demais equipes que já estavam classificadas para as oitavas de final: Itália, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Áustria. A Inglaterra vai enfrentar, em Londres, o segundo colocado do grupo F, que contém França, Portugal, Alemanha e Hungria. A República Tcheca precisa aguardar o término da fase de grupos para conhecer seu adversário, já que se classificou em terceiro lugar.