Futebol Internacional

Presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales se solidariza a Vinícius Júnior; Real Madrid critica em nota

Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF)
GABRIEL MONNET/AFP via Getty Images

Um dia após mais um episódio velado de racismo ao atacante brasileiro Vinícius Júnior e a repercussão mundial que o caso tomou de forma imediata, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, se manifestou em entrevista coletiva e abordou vários pontos da situação. Inicialmente, o mandatário reconheceu a discriminação racial, religiosa e sexual como um problema do país e que o futebol também tem dado espaço para tais manifestações criminosas.

“Quero fazer uma declaração institucional. Decidi comparecer como máximo responsável do futebol espanhol. Este é um assunto que adquiriu uma dimensão muito além do futebol. O que ocorreu ontem, e não foi a primeira vez, me levam a comparecer e dar uma explicação. Temos um problema. O primeiro é reconhecer que temos um problema em nosso país de comportamento, educação, racismo. Enquanto houver apenas um torcedor, um indesejável ou um grupo de indesejáveis que insultem por questão sexual, de pele, de credo, teremos um problema que mancha um clube, uma torcida e todo um país. Somos um país acolhedor que recebe a cada ano milhões de visitantes, gente de todo o mundo”.

+ Vinicius Jr desabafa nas redes sociais após, mais uma vez, ser vítima de racismo na Espanha

+ Vinicius Jr posta vídeo com episódios de racismo e dispara: ‘As provas estão aí’

Rubiales manifestou solidariedade à violência racial sofrida pelo jogador nas arquibancadas do Estádio Mestalla, em Valencia, na derrota do Real Madrid para o clube valenciano por 1 a 0 no último domingo (21). O dirigente espanhol destacou que vai trabalhar para que o racismo seja extirpado da sociedade hispânica, mas também pediu para que qualquer vítima sempre manifeste como a RFEF pode melhorar no combate às discriminações.

“Vinícius Júnior e qualquer futebolista, homem e mulher, que receba um insulto, neste caso por questões de racismo, tem meu apoio e da RFEF. Estamos aqui para ajudar e apoiar, mas também para pedir a vocês que nos ajudem a melhorar. Há quem fale de comportamentos de determinados jogadores. Eu não vou entrar nesse tema porque tem árbitros e comissões para isso. Mas não podemos comparar um problema que supõe um grão de areia com um problema que supõe um deserto. Repito, ainda que seja um ou um grupo de indesejáveis, é um problema que mancha todo o futebol espanhol. Seguramente, Vinícius tem mais razões das que cremos. E todos podemos fazer mais, a Federação também. O objetivo que temos definido é que o mais rápido possível Vinícius e o restante de jogadores que sofreram desse problema possam dizer publicamente que isto já não é um problema da Espanha. Tomara que esse dia chegue o quanto antes. Para isso, vamos trabalhar.”

+ Clubes e jogadores defendem Vini Jr. após novo episódio de racismo; veja mensagens

+ Lula critica ataques racistas contra Vinícius Junior e cobra Fifa e La Liga

+ Ministério do Esporte divulga nota de repúdio sobre racismo sofrido por Vinicius Júnior

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O presidente da Federação Espanhola lamentou a atitude do presidente de LaLiga, Javier Tebas, que rebateu Vinícius Júnior e considerou as acusações do atacante de que o “campeonato de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho virou um campeonato de racistas” como injustas. Luis Rubiales pediu para que a CBF ignore o comportamento irresponsável de Tebas e convocou o mandatário brasileiro, Ednaldo Magalhães, para verificar na Espanha as ações tomadas de combate ao racismo.

“Quero deixar uma mensagem ao presidente da CBF. Em primeiro lugar, poucos países existem no mundo que admirem e respeitem o futebol brasileiro como a Espanha. Mas não só aos jogadores brasileiros, mas também a todos os outros jogadores que chegam de outras partes do mundo, como Ásia, África e América Latina. Devemos fazer com que este esporte siga sendo um espetáculo e todos desfrutamos dele. Quero pedir ao presidente da CBF que venha à Casa da RFEF o eu viajarei ao Brasil. Convido o presidente da CBF para que comprove, verifique, proponha e veja in loco o que a RFEF faz para solucionar este problema. Quero pedir também que ignore, por favor, o comportamento irresponsável do presidente da Liga de Futebol Portenho (LFP, entidade que cuida de LaLiga) que entra nas redes sociais em um debate com um futebolista que horas antes havia recebido graves insultos racistas. Os diretores não estão para debater em redes sociais, estamos para solucionar os problemas.”

Críticas do Real Madrid

Em comunicado oficial divulgado no começo da tarde desta segunda-feira (22), o Real Madrid se manifestou em seu site e nas redes sociais sobre as declarações do presidente da RFEF. E a recepção não foi muito boa pelos merengues. O clube agradeceu ao apoio de vários jogadores e ex-jogadores com passagens ou não pelo Real, ao presidente da Fifa, Gianni Infantino e ao presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Em compensação, criticou a postura da Federação Espanhola e dos árbitros, em episódios que o time considera como “vergonha ao nosso futebol”.

“Surpreendem as declarações do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, porque sendo como o maior responsável do futebol espanhol e do quadro arbitral, tem permitido que não se tenham atuado de maneira contundente, de acordo com os protocolos da Fifa, para evitar a situação ao ponto que se chegou. A imagem do nosso futebol está com danos graves e deteriorada aos olhos do mundo. Com sua passividade, contribuiu ao desamparo e indefesa do nosso jogador Vinícius. Os árbitros, ausentes de atuar com firmeza e aplicar os protocolos regulamentados, tem escolhido inibir-se na maioria dos casos… Por tudo isso, vemos com máxima preocupação que a Federação Espanhola de Futebol não tenha tomado nenhuma medida em todo este tempo, em que pese as evidentes e reiteradas manifestações de alarme que nosso clube tem denunciado.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo