Automobilismo

Vai começar! Veja dias, horários e o que esperar da pré-temporada da Fórmula 1

pre-temporada da Fórmula 1
Divulgação / Twitter Red Bull Racing

É hora de ir para a pista. Depois de apresentar os novos carros, as equipes vão, finalmente, realizar os testes de pré-temporada da Fórmula 1, este ano no Bahrein. É a primeira chance de observar o trabalho e realizar as primeiras análises antes das 23 corridas programadas no calendário.

As atividades acontecem nos dias 12, 13 e 14 de março, em duas sessões de quatro horas cada, uma pela manhã e outra na parte da tarde, no horário local. No Brasil, o treino da manhã vai das 4h às 8h e o da tarde inicia às 9h e termina às 13h.

Ao contrário dos últimos anos, a pré-temporada será mais curta: equipes e pilotos terão apenas três dias para experimentar o carro e arriscar configurações diferentes, tentando entender as falhas e em quais circunstâncias há maior rendimento.

Cada equipe pode escolher como utilizar o tempo disponível – algumas preferem testar diferentes cenários, enquanto outras optam por ganhar quilometragem. A tendência, neste ano, é que todas aproveitem ao máximo o tempo na pista, já que a primeira corrida da temporada também acontece no mesmo circuito.

PISTAS, MAS NÃO CERTEZAS

Historicamente, a pré-temporada da Fórmula 1 pode fornecer algumas pistas de como as primeiras corridas vão se desenvolver, mas não dá certezas.

Em 2020, o novo sistema de direção adotado pela Mercedes, com o nome de “Direção de Eixo Duplo”, monopolizou as discussões quanto à uma suposta irregularidade, negada posteriormente pela FIA. O dispositivo ajudava Hamilton e Bottas a ajustarem os ângulos dos pneus dianteiros através de botões no volante, facilitando o ataque às curvas.

A dupla fez os melhores tempos da primeira semana, seguida por Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo. Já naquela época, a Racing Point (hoje Aston Martin) e a Red Bull chamaram atenção e o desempenho acabou refletido durante o ano.

A pré-temporada de 2020 também mostrou que as equipes do pelotão intermediário – McLaren, Racing Point e Renault – teriam uma briga acirrada, o que também se confirmou. O que não se confirmou foi o desempenho da Ferrari, que chegou ao quarto tempo com Charles Leclerc, mas decepcionou durante o ano.

A temporada de fato começa em 28 de março, no mesmo circuito de Sakhir, no Bahrein.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo