O ano de 2020 foi repleto de superação, desafio e emoção em todos os aspectos, inclusive no esporte. Neste período delicado e excepcional devido à pandemia do novo coronavírus, o mundo do tênis ficou parado por um tempo e voltou bem diferente. Confira no Esporte News Mundo as grandes conquistas da temporada.
Janeiro/Fevereiro
A primeira edição da ATP Cup, torneio disputado em quadras duras por equipes nacionais, teve como grande campeão o time da Sérvia, liderado pelo atual número 1 do mundo, Novak Djokovic.
Djokovic não perdoou no Aberto da Austrália, Grand Slam de Melbourne, e derrotou o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 2 na final, realizada no dia 2 de fevereiro.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/tennis-aus-open-podium-1024x683.jpg)
Na chave feminina, Sofia Kenin, dos Estados Unidos, e a espanhola Garbiñe Muguruza eliminaram favoritas e chegaram à final. De virada, a estadunidense desbancou Muguruza e sagrou-se campeã do Australian Open.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/tennis-aus-open-podium-2-1024x683.jpg)
O ATP 500 do Rio de Janeiro trouxe surpresas para os espectadores, principalmente após Dominic Thiem ser eliminado nas quartas de final. Cristian Garín, do Chile, venceu o italiano Gianluca Mager na decisão do Rio Open.
Março
Por conta do avanço da COVID-19 ao redor do mundo, as federações internacionais responsáveis pelas competições femininas e masculinas (WTA e ATP) decidiram, inicialmente, cancelar a temporada de saibro e retornar em junho. O Roland Garros, Grand Slam parisiense, que é originalmente realizado em junho, foi adiado pela organização para setembro.
Junho
Novak Djokovic, #1 do ranking mundial, foi alvo de críticas desde o início da pandemia, quando em abril demonstrou ser contra uma imunização obrigatória. Dois meses depois da declaração polêmica, Djokovic promoveu um torneio na Sérvia, o Adria Tour, com aglomeração, torcida e poucas pessoas usando máscaras.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/tennis-ser-adria-tour-exhibition-1024x683.jpg)
Agosto/Setembro
Em maio, a ATP anunciou pelas redes sociais que a saúde e o bem-estar da população mundial é prioridade e prolongou a suspensão da temporada até o dia 31 de julho.
O Masters 1000 de Cincinnati foi disputado uma semana antes do Grand Slam nova-iorquino, no mesmo lugar. O complexo de Flushing Meadows recebeu partidas desde o dia 22 de agosto, início do Masters, até a final do US Open, dia 13 de setembro.
Na final do Aberto de Cincinnati, Novak Djokovic venceu Milos Raonic, do Canadá, e conquistou o troféu de campeão. Já no Aberto dos Estados Unidos, o sérvio foi desclassificado nas oitavas de final.
Sem Rafael Nadal, que optou por não viajar em meio à crise sanitária, e Djokovic, que saiu precocemente do Slam, Dominic Thiem e Alexander Zverev duelaram pelo título inédito do US Open. Thiem, #3 mundial, superou o alemão e ergueu a taça de campeão.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/2020-us-open-day-14-1024x683.jpg)
Seis vezes campeã no Arthur Ashe Stadium, Serena Williams deu adeus ao heptacampeonato do US Open em uma belíssima disputa contra Victoria Azarenka na semifinal. A partida marcou a 39ª semifinal de Grand Slam da estadunidense, que acumula 23 títulos de majors (7x AO, 3x RG, 7x WB e 6x USO).
Do outro lado, Naomi Osaka derrotou a #24 Jennifer Brady e decidiu o título de 2020 com a bielorrussa. Azarenka fez 6/1 no primeiro set, mas sofreu com a jovem de 23 anos e ficou com o vice.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/2020-us-open-day-13-1024x683.jpg)
No fim de setembro, Novak Djokovic conquistou o Aberto de Roma, no Foro Itálico, e se tornou o maior campeão de Masters 1000, com 36 títulos.
Campanha Masters de Roma | Novak Djokovic |
1ª rodada | 2×0 Salvatore Caruso |
2ª rodada | 2×0 Filip Krajinovic |
Quartas de final | 2×1 Dominik Köpfet |
Semifinal | 2×0 Casper Ruud |
Final | 2×0 Diego Schwartzman |
Outubro
O terceiro e último Grand Slam desta temporada especial, uma vez que Wimbledon foi cancelado, começou no dia 27 de setembro, em Paris, França. O frio parisiense afetou as quadras do complexo, as quais ficaram mais lentas. Entretanto, os tenistas não deixaram a desejar.
Sem muitas surpresas, Novak Djokovic e Rafael Nadal, atuais #1 e #2, respectivamente, compuseram a decisão na quadra Philippe-Chatrier. Apelidado como ‘rei do saibro’, Nadal atropelou o sérvio e levantou pela décima terceira vez o troféu do major.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/2020-french-open-day-fifteen-1024x683.jpg)
Se na chave masculina a final foi previsível, o oposto aconteceu na feminina. Logo na segunda ronda, Serena Williams abandonou a competição por lesão no tendão de Aquiles.
– Eu realmente queria fazer um esforço aqui. Estou sentindo muitas dores para andar, então esse me parece ser um sinal de que eu devo tentar me recuperar – disse Serena.
Para chegar a final, Iga Swiatek, jovem polonesa de 19 anos, eliminou Marketa Vondrousova, Hsieh Su-wei, Eugenie Bouchard, Simona Halep – cabeça de chave número 1 do campeonato – Martina Trevisan e Nadia Podoroska. A adversária Sofia Kenin também superou grandes jogadoras, como Petra Kvitová, ex #2 do ranking da WTA.
Swiatek surpreendeu mais uma vez e venceu Kenin em sets diretos (6/4 e 6/1). Além de vencer o primeiro Grand Slam da carreira, a tenista tornou-se a primeira polonesa a conquistar um título desse porte em simples.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/tennis-fra-open-women-final-1024x683.jpg)
Novembro
Ainda no mês de outubro, Novak Djokovic decidiu não participar do Masters 1000 de Paris, enquanto Dominic Thiem desistiu por conta de uma lesão no pé.
O Masters parisiense foi decidido entre Alexander Zverev, da Alemanha, e o russo Daniil Medvedev. Zverev foi melhor no primeiro set, porém, Medvedev virou e confirmou a vitória.
Campanha Masters 1000 Paris | Alexander Zverev | Daniil Medvedev |
1ª rodada | 2×0 Miomir Kecmanovic | WO Kevin Anderson |
2ª rodada | 2×1 Adrian Mannarino | 2×1 Alex de Minaur |
Quartas de final | 2×0 Stan Wawrinka | 2×0 Diego Schwartzman |
Semifinal | 2×0 Rafael Nadal | 2×0 Milos Raonic |
Final | 1×2 Daniil Medvedev | 2×1 Alexander Zverev |
Apesar de ter sido derrotado na semifinal, Rafael Nadal alcançou a incrível marca de 1000 vitórias na carreira, após bater Fernando Lopez na terceira rodada do Masters 1000 de Paris. Clique aqui para conferir quais tenistas estão ao lado de Nadal.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/tennis-fra-atp-1024x682.jpg)
Para fechar 2020, o ATP World Tour Finals, competição entre os oito melhores tenistas do ano, foi muito disputado e emocionante. Novak Djokovic, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas, Alexander Zverev, Andrey Rublev e Diego Schwartzman foram os atletas que mais pontuaram.
Pela sexta vez, Djokovic terminou a temporada em primeiro lugar do ranking mundial da ATP. Desta forma, o sérvio de 33 anos se igualou ao estadunidense Pete Sampras, que finalizou no topo do mundo entre os anos de 1993 a 1998.
Primeira rodada Grupo Londres 2020:
Rafael Nadal 2×0 Andrey Rublev
Dominic Thiem 2×1 Stefanos Tsitsipas
Primeira rodada Grupo Tokyo 1970:
Novak Djokovic 2×0 Diego Schwartzman
Daniil Medvedev 2×0 Alexander Zverev
Segunda rodada Grupo Londres 2020:
Rafael Nadal 0x2 Dominic Thiem
Stefanos Tsitsipas 2×1 Andrey Rublev
Segunda rodada Grupo Tokyo 1970:
Novak Djokovic 0x2 Daniil Medvedev
Alexander Zverev 2×1 Diego Schwartzman
Terceira rodada Grupo Londres 2020:
Rafael Nadal 2×1 Stefanos Tsitsipas
Dominic Thiem 0x2 Andrey Rublev
Terceira rodada Grupo Tokyo 1970:
Novak Djokovic 2×0 Alexander Zverev
Daniil Medvedev 2×0 Diego Schwartzman
Semifinal 1:
Rafael Nadal 1×2 Daniil Medvedev
Semifinal 2:
Novak Djokovic 1×2 Dominic Thiem
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/nitto-atp-world-tour-finals-day-eight-1024x683.jpg)
Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)